Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rejeição: Alíquota da CBS inválida


Ver Solução Respondido por Valterrui Souza,
  • Este tópico foi criado há 222 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa tarde, 

Ao fazer o envio em homologação de uma NF-e, estou recebendo a Rejeição: Alíquota da CBS inválida, porém estou informando a alíquota 0,90 da CBS, não encontrei o que pode ser, vou colocar aqui a parte do xml gerado.

image.png.9e892c72d8ed0c64456739f8bb8cf9a6.png

Postado
5 minutos atrás, valterviniciusveiga disse:

Estou achando que pode ser alguma coisa na sefaz mesmo.. configurei 0,09 para poder dar sequencia nos meus testes. Estranho que semana passada emiti com 0,9 e passou.

Eu fiz vários testes com CST diferentes ontem e estava autorizando.
Hoje parou de ir, acredito que seja alguma validação que mudaram devido a NT 1.31 que saiu ontem.

Postado
11 minutos atrás, João Paulo F. Gava disse:

Bom dia povo.
Ontem saiu nota técnica nova e agora colocaram destaque para ser informado "(em percentual)". Só alterar o valor de 0.9 para 0.09 que tá passando. Até estabilizarem isso a gente sabe como vai ser, então força na peruca ai. Abraços.

Nota técnica 11/11/2025

 

A Alíquota 0.9 já é o percentual divulgado do CBS, acho que é no Sefaz o problema ainda.
Senão daria erro no IBS também.

Postado
1 minuto atrás, Rho Kurcinae disse:

Enviar `0.09` não faz sentido. Faria sentido se estivessem aceitando `0.0090`.

Os funça da Serpro estão batendo cabeça... e levando a gente à loucura junto com eles.

Exatamente, tem cliente cobrando para colocar em produção.
Mais como vamos colocar em produção se ainda está tendo vários problemas.
Vocês já estão instalando em produção nos clientes? Ou irão esperar normalizar os erros?

Postado (editado)
22 minutes ago, Anderson Eccker said:

Vocês já estão instalando em produção nos clientes? Ou irão esperar normalizar os erros?

Os clientes têm duas bases, aqui: Produção e Testes. A Produção autoriza contra a SEFAZ-Produção e a Testes autoriza contra a SEFAZ-Homologação.

Se os clientes quiserem autorizar contra a SEFAZ-Produção terão que utilizar o sistema Produção deles, mas a SEFAZ-Produção ainda não está aceitando os novos impostos (passará a aceitar apenas em janeiro/2026).

Os clientes também já estão cientes de que IBS/CBS está em fase de testes/implementação pelas SEFAZ, então erros e mudanças de funcionalidade são esperados.

Editado por Rho Kurcinae
Postado
Agora, Rho Kurcinae disse:

Os clientes têm duas bases, aqui: Produção e Testes. A Produção autoriza contra a SEFAZ-Produção e a Testes autoriza contra a SEFAZ-Homologação.

Se os clientes quiserem autorizar contra a SEFAZ-Produção terão que utilizar o sistema Produção deles, mas a SEFAZ-Produção ainda não está aceitando os novos impostos (passará a aceitar apenas em janeiro/2026).

Os clientes também já estão cientes de que IBS/CBS está em fase de testes/implementação pelas SEFAZ, então erros e mudanças de funcionalidade são esperados.

Só uma correção, produção já esta aceitando os novos campos deste o dia 10/11/25.
Tem clientes, que o fornecedor esta cobrando os campos no xml. 

Postado
4 minutos atrás, Rho Kurcinae disse:

Os clientes têm duas bases, aqui: Produção e Testes. A Produção autoriza contra a SEFAZ-Produção e a Testes autoriza contra a SEFAZ-Homologação.

Se os clientes quiserem autorizar contra a SEFAZ-Produção terão que utilizar o sistema Produção deles, mas a SEFAZ-Produção ainda não está aceitando os novos impostos (passará a aceitar apenas em janeiro/2026).

Os clientes também já estão cientes de que IBS/CBS está em fase de testes/implementação pelas SEFAZ, então erros e mudanças de funcionalidade são esperados.

Na verdade não é bem assim, desde segunda (10/11/2025) em produção pode-se enviar as novas tags. Aqui já temos diversos clientes autorizando as NFes em produção com as novas tags da reforma. Em janeiro/2026 se torna obrigatório, porém desde segunda já é possível enviar em produção.

Postado
Agora, danielgustavo disse:

Na verdade não é bem assim, desde segunda (10/11/2025) em produção pode-se enviar as novas tags. Aqui já temos diversos clientes autorizando as NFes em produção com as novas tags da reforma. Em janeiro/2026 se torna obrigatório, porém desde segunda já é possível enviar em produção.

Está autorizando hoje enviando a alíquota CBS com 0.9 ?

  • Solution
Postado
17 horas atrás, Dominius disse:

Boa tarde, 

Ao fazer o envio em homologação de uma NF-e, estou recebendo a Rejeição: Alíquota da CBS inválida, porém estou informando a alíquota 0,90 da CBS, não encontrei o que pode ser, vou colocar aqui a parte do xml gerado.

 

 

Bom dia a todos 

Aqui em Salvador-Baia, voltou a receber com alíquota 0.9  agora as 10:10hs

Postado
4 minutos atrás, Anderson Eccker disse:

Pessoal, voltou a autorizar em Homologação.
Corrigiram o problema.

Vamos para mais testes.

Finalmente, estava já sem saídas  do que alterar.
Agora aprovou as notas com IBS e CBS sendo respectivamente 0,1 e 0,9

Postado
21 minutos atrás, Gildenor disse:

Bom dia pessoal,

Eu estava com o mesmo problema aqui, graças a Deus voltou a funcionar.
Se passarmos por jan/2026 viveremos pelos mais 100 anos.

Boa sorte a todos!

Obrigado pelo Feedback! Vamos em frente!

  • Este tópico foi criado há 222 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...