Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Modalidade Do Frete - Destinatário Ou Remetente?


Fabrício Melo
  • Este tópico foi criado há 2646 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

7.1.8 Quadro do Transportador

 

O campo identificação da Modalidade do Frete deverá ser preenchido com um dos seguintes códigos:

 

0 – Emitente;

1 – Dest/Rem;

2 – Terceiros;

9 – Sem Frete;

 

Estou com problemas com um cliente, algumas das NF-e emitidas com a modalidade [ 1 ] a transportadora cobrou dele o frete por que o cliente não aceitou pagar, uma vez que a sigla consta "Dest" Destinatário ou "Rem" Remetente.

Isso esta criando um atrito muito grande entre a gente, pois ele exige que esse campo seja mais explicito, que não tem como ele mandar um frete por conta destinatário ou dele mesmo, o destinatário vai iginorar a cobrança na hora.

Sendo assim tenho que alterar nos fontes todas as vezes que atualizo minha versão as linhas com essa informação e travo em "DESTINATÁRIO".

 

Existe alguma regra ou empecilho pra que não seja definitivo usar "Destinatário" ?

 

 
 

Analysis and System Development - Delphi Programmer - Computer Technician - Developing solutions together

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde bilogyn,

 

Se vc procurar no fórum encontrará já discussão sobre este assunto. Este campo DEST/REM é uma orientação do próprio manual de integração.

 

O que ocorre é a interpretação indevida deste campo por ignorância (falta de conhecimento) de alguns.

 

Veja que temos o campo chamado "EMITENTE"

Emitente é quem emite a nota. Isto não vai mudar se informo 0 Emitente não há nenhuma sombra de dúvida que estamos falando da empresa que está emitindo a nota.

 

O próximo campo temos Dest/Rem.

Dentro do quadro que consta Dest/Rem terá um nome e um endereço.

Pois ai que está o problema da interpretação.  Se temos neste campo preenchido o nome do "João", mesmo que eu chame o João de Remetente ou Destinatário estará dentro deste quadro e em nenhum momento posso interpretar que  deve desconsiderar o nome que está neste quadro e focar no EMITENTE.

Porém eu posso fazer uma devolução desta mercadoria usando a nota da empresa e colocando o nome "João" novamente no mesmo quadro. Agora neste caso o joão que era o destinatário esta sendo o Remetente. E se novamente o frete for por conta do DEST/REM não devemos com isto interpretar que deve ser desconsiderado a situação do João (Remetente)  e cobrar do "EMITENTE", pois mesmo o João sendo remetente ele não foi o Emitente.

Um pouco confuso mas é isto. :)


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Simples....

Basta ligar com o Jurídico da Transportadora e falar que eles estão "querendo" interpretar errado o que diz o Manual de Integração da NFe, e se continuar com isso vcs terão de tomar medidas legais.

É que sempre insisto aqui, lendo o Manual e entendendo o processo da NFe vc tem embassamento para cobrar qualquer irregularidade.

 

Abraços

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Colegas boa tarde!

Estou com o mesmo problema citado acima pelo nosso colega BILOGYN , isso gerou um prejuizo de 12000,00 por conta dessa informação de frete.

Entendo que o descritivo está de acordo com o manual, porém o SISTEMA EMISSOR da FAZENDA não segue este padrão que pede o Manual.

Eles colocam = Destinatário e não Remetente/Destinatário.

Gostaria de sugerir que fosse alterado de acordo com o Programa da Fazenda.

Obrigado.

Clayton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Consultores

Bom dia Clayton,

O componente esta em conformidade com os manuais e notas técnicas publicadas pelo ENCAT e disponibilizadas nos Portais Nacionais.

Mas nada impede que você faça a alteração visto que possui todos os fontes.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Esse tema tem que ser levado ao SEFAZ. Realmente está incorreto. O que o Jõao Henrique explicou está correto, mas gera dupla interpretação. Deveria haver uma opção para Remetente e outra para Destinatário. É uma falha e infelizmente, temos que replicar a falha, já que o nosso dever é seguir o que manda os manuais e as NT. Porém,como outros desenvolvedores resolvem corrigir isso por conta própria, acabam atrapalhando aqueles que seguem as regras. Um tema a ser discutido diretamente com o SEFAZ ou através do plantão fiscal.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Vamos a uma explicação para essa questão de imprimir no DANFE "Destinatário/Remetente" no campo Frete por Conta de:

1. Note que o DANFE visa atender tanto a nota de entrada quanto de saída.

Se a nota é de Saída o frete é por conta do destinatário da mercadoria, se for de entrada o frete é por conta do remetente da mercadoria.

2. No quandro destinado aos dados do Destinatário também temos o titulo: "Destinatário/Remetente".

Pelo mesmo motivo, ou seja, se a nota for de Saída os dados se referem ao Destinatário, caso contrario se referem ao Remetente da mercadoria.

E na página 139 da versão 6.0 do Manual da NF-e - item 7.1.8 deixa claro o que devemos imprimir

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...
  • Membros Pro

aproveitando o topico...

em um cliente,  a transportadora  estah  reclamando  q sai impresso   emit/dest

ela qr q sai ou  emitente  ou destinatario..

no meu caso , uso a versao capicom,  nao  tenho os fontes para alterar  e nem programo em delphi...

 

como argumentar com o pessoal ?

soh  mostrando o manual  eles  nao aceitam.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde

como assim não tem os fontes? não possui sistema? só é usuário?

se estiver falando do ACBrMonitoPLUs o mesmo tem os fontes no svn

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
3 horas atrás, phulano disse:

aproveitando o topico...

em um cliente,  a transportadora  estah  reclamando  q sai impresso   emit/dest

ela qr q sai ou  emitente  ou destinatario..

no meu caso , uso a versao capicom,  nao  tenho os fontes para alterar  e nem programo em delphi...

 

como argumentar com o pessoal ?

soh  mostrando o manual  eles  nao aceitam.

 

 

Atente para a diferença entre Emitente e Remetente, como o Italo postou acima.

No DANFE aparecerá 1-DEST/REM como manda o Manual (e não Emit/Dest como você disse - se está aparecendo assim poste um PDF para verificarem).

Os dados do Destinatário / Remetente estão explícitos na nota.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
2 horas atrás, phulano disse:

sim. avbrmonitorpus

soiu usuario sac.

uso a versao capicom

compilada

eu nao tenho os fontes.   pq nao uso o delphi..  sei q tem os fontes no svn. ms para eu  nao resolve

trabalho com outra linguagem...

 

Bom é lazarus ele é gratuito então se quer personalizar no caso você tem acesso ao fontes e também pode compilar se achar necessário aplicar suas peculiaridades ao aplicativo

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2646 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.