Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Download de xml da NF-e direto do site da SEFAZ sem certificado digital


jorbarreto
  • Este tópico foi criado há 2043 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores
1 hora atrás, jorbarreto disse:

Boa tarde prezados,

Existe alguma forma de fazer o download do xml da NF-e, direto do site da SEFAZ, pela chave da NF-e, sem utilizar certificado digital?

Tem algum componente ACBr que disponibiliza essa funcionalidade?

 

Não ! os métodos que existem por ai são ilícitos!

único meio correto é o emitente disponibilizar corretamente de alguma forma ou usar o manifesto que usa o certificado e no caso não baixar na totalidade as notas!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Leonardo,

Com determinadas coisas eu sou muito chato. 

E uma dessas coisas diz respeito a obter o XML completo (assinado e protocolado) da NF-e.

Sendo assim vamos ao que interessa: Ajuste SINIEF 07/2005 (em anexo).

AJUSTE SINIEF 07_05.pdf

Cláusula sétima inciso III - da concessão da Autorização de Uso da NF-e, ou seja, quando o emitente obter o retorno da SEFAZ acusando que a NF-e foi autorizada.

Paragrafo 7 do inciso III diz: Deverá ser encaminhado ou disponibilizado download do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização.

Como o inciso III se refere ao emitente, fica claro que é ele que tem que encaminhar ou disponibilizar de alguma forma o XML da NF-e, mas para quem?

Os items a e b do inciso I do Paragrafo 7 responde a pergunta:

a ) ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

b ) ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do inicio da prestação correspondente.

O item a acima esta extremamente claro que o emitente da NF-e é obrigado pela legislação disponibilizar de alguma forma o XML assinado e com o protocolo de autorização ao destinatário da mercadoria.

E se interpretarmos da forma correta o item b quem tem que enviar o XML para a transportadora?

É o tomador do serviço, pelo menos é isso que esta escrito, mas o tomador pode ser tanto o remetente da mercadoria como também pode ser o destinatário da mesma.

Vamos supor que eu sou o emitente da NF-e, e você é o destinatário, mas quem vai pagar o frete é você, sendo assim pela legislação eu sou obrigado a disponibilizar o XML da NF-e para você ( é o que diz o item a ) e você disponibilizar esse mesmo XML a transportadora, uma vez que você é o tomador do serviço (é o que diz o item b ).

Agora você decide em ter uma aplicação que respeita a legislação ou não.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Você está corretíssimo em tudo que escreve acima Ítalo, eu não questiono a obrigatoriedade do envio do XML com assinatura digital e com validade jurídica. O que questiono é dizer um software é ilícito porque ele faz a leitura de um site público e gera um arquivo.

Se seguirmos nesta linha, o ConsultaCNPJ e o ConsultaCPF também são ilícitos porque acessar o site da Receita e buscam informações.

Minha tese é que nenhum deles é proibido.

Veja o que diz a Constituição Federal no art. 5º, XIII: "é livre o exercício de qualquer trabalho" como também o art. 5º, II: "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei", ou seja, não há lei que proiba a realização destes tipos de softwares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não levem a mal que me  meta na discussão mas creio que o ponto aqui não é ser ilícito ou não (embora concorde que não existe nada ilícito em obter os dados, desde que também não haja invasão aos servidores, claro). O proposito de obrigar ao certificado e /ou captchas é de assegurar, na medida do possível, que somente os intervenientes humanos a quem interessa a operação tenham acesso a ela, evitando assim problemas futuros devido ao mau uso da informação (usem a imaginação e certamente podem ver inúmeros usos da mesma).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Leonardo,

Concordo com você que não existe nada que proibi esse tipo de software, mas conforme a legislação que disponibilizei deixa claro que o emitente tem que disponibilizar o XML assinado e protocolado ao destinatário, logo cabe ao mesmo cobrar do emitente o respectivo XML.

É simples assim.

Agora se você acha que em vez de cobrar do emitente o XML que é a Nota Fiscal propriamente dita, uma vez que o DANFE não é a nota e sim apenas um Documento Auxilar da Nota, o mais fácil é partir por baixar do site fique a vontade, a aplicação é sua, o cliente é seu.

Como disse o Juliomar, você esta certo.

  • Curtir 4
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é questão de certo e errado Ítalo e nem se eu ou você estamos certos ou não, cada cliente utiliza conforme sua necessidade.

Somente insisto e deixo claro que estes tipos de software não podem ser tachados de ilícitos sem nenhum fundamento legal, somente por mera leviandade.

A legislação está em vigor e você a descreveu muito bem, não tenho poder de polícia para obrigar os clientes a seguirem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Resumindo, se você quiser ter algo do tipo, entre em contato comigo que eu tenho o Recuperador de XML com certificado e sem pelo site, funcionando perfeitamente e reconstruindo o XML com os campos corretos para sem Certificado e baixando com o certificado do site, sem limites de XML's.

[email protected] e se resolver seu problema, tá de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Moderadores

Boa noite!

no caso não existe baixar xml sem certificado e de qualquer outra pessoa a não ser que participe da Nota! 

Quem oferecer vai lhe mostrar algo sem validade jurídica! 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois ...
Em 3/28/2017 at 18:51, Juliomar Marchetti disse:

Boa noite!

no caso não existe baixar xml sem certificado e de qualquer outra pessoa a não ser que participe da Nota! 

Quem oferecer vai lhe mostrar algo sem validade jurídica! 

Eu estou precisando desse xml MESMO SEM VALIDADE JURÍDICA para um cliente que é transportador mas o cnpj dele não está na nota. Uma longa história mas o importante é que preciso das informações da nota. Ele tem o DANFE nas mãos e precisa passar as informações da nota para o meu sistema.  Alguém sabe como conseguir esse xml sem certificado como essas empresas fazem?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois ...
  • Membros Pro
Em 04/12/2015 at 09:25, Italo Jurisato Junior disse:

Bom dia Leonardo,

Com determinadas coisas eu sou muito chato. 

E uma dessas coisas diz respeito a obter o XML completo (assinado e protocolado) da NF-e.

Sendo assim vamos ao que interessa: Ajuste SINIEF 07/2005 (em anexo).

AJUSTE SINIEF 07_05.pdf

Cláusula sétima inciso III - da concessão da Autorização de Uso da NF-e, ou seja, quando o emitente obter o retorno da SEFAZ acusando que a NF-e foi autorizada.

Paragrafo 7 do inciso III diz: Deverá ser encaminhado ou disponibilizado download do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização.

Como o inciso III se refere ao emitente, fica claro que é ele que tem que encaminhar ou disponibilizar de alguma forma o XML da NF-e, mas para quem?

Os items a e b do inciso I do Paragrafo 7 responde a pergunta:

a ) ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

b ) ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do inicio da prestação correspondente.

O item a acima esta extremamente claro que o emitente da NF-e é obrigado pela legislação disponibilizar de alguma forma o XML assinado e com o protocolo de autorização ao destinatário da mercadoria.

E se interpretarmos da forma correta o item b quem tem que enviar o XML para a transportadora?

É o tomador do serviço, pelo menos é isso que esta escrito, mas o tomador pode ser tanto o remetente da mercadoria como também pode ser o destinatário da mesma.

Vamos supor que eu sou o emitente da NF-e, e você é o destinatário, mas quem vai pagar o frete é você, sendo assim pela legislação eu sou obrigado a disponibilizar o XML da NF-e para você ( é o que diz o item a ) e você disponibilizar esse mesmo XML a transportadora, uma vez que você é o tomador do serviço (é o que diz o item b ).

Agora você decide em ter uma aplicação que respeita a legislação ou não.

Boa tarde.

Na verdade a única angustia de nós desenvolvedores/software house é ter em nossos sistemas uma opção de baixar o XML e importar para efetuar a entrada da nota no estoque. Para o usuário que não tem muita habilidade em entrar na SEFAZ, baixar o XML, salvar numa pasta ir no sistema buscar o arquivo no diretório é uma tarefa complicada! Parece que não mas é! Mais fortemente em determinadas regiões do país!

Por isso que ficamos nessa busca louca de melhorar nosso ERP para que ele baixe o XML automaticamente a ajude o usuário.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2018 at 18:25, ROSENILDO disse:

Boa tarde.

Na verdade a única angustia de nós desenvolvedores/software house é ter em nossos sistemas uma opção de baixar o XML e importar para efetuar a entrada da nota no estoque. Para o usuário que não tem muita habilidade em entrar na SEFAZ, baixar o XML, salvar numa pasta ir no sistema buscar o arquivo no diretório é uma tarefa complicada! Parece que não mas é! Mais fortemente em determinadas regiões do país!

Por isso que ficamos nessa busca louca de melhorar nosso ERP para que ele baixe o XML automaticamente a ajude o usuário.

 

Me junto à vocês....... se alguém descobrir alguma automatização deste processo, nada ilegal, o usuário tem o DANFE na mão com todos os dados, só quero automatizar o processo e o FSist faz isso, mas por download..... se souberem de algo ou se eu descobrir algo postemos aqui.......

...

Editado por Carlos Lopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Membros Pro
Em 30/07/2018 at 23:42, Paulo Augusto disse:

da uma olhada nesse post e veja se ajuda.

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFEDistribuicaoDFe.html

Bom dia, o problema meu amigo Paulo Augusto é que se for utilizar pela distribuição, só contribuinte só consegue baixar o XML se for citado no mesmo na hora que o fornecedor dele emitir o documento fiscal! Coisa que não acontece em 99% das emissões de NFe.

A única ação que eu gostaria de fazer no meu ERP é o que o FSIST faz em seu site! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rosenildo,

Acho que você esta enganado, o XML de uma NF-e esta disponível para destinatário uma vez que este tem que ser informado no XML, logo você pode usar o DistribuicaoDFe para baixar o XML.

Para isso basta dois processos:

1. Se o teu cliente tem em mãos o DANFE ele pode enviar o evento de Manifestação do Destinatário, para simplificar a digitação da chave da NF-e ele pode usar um leitor de código de barras.

2. Através do método DistribuicaoDFePorChaveNFe, é possível baixar o XML completo da NF-e desde que ela tenha sido manifestada.

Com isso ele vai ter o XML da nota salva em uma pasta, a partir dai a sua aplicação pega o XMl e importa os dados.

Agora me diz qual é a dificuldade em criar esse procedimento na sua aplicação?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

Este tópico é antigo e será fechado, caso ainda precise de auxilio, por favo criei um novo tópico.

Att.

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2043 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.