Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ACBR-9001 Problemas com atualização de Schema do provedor MegaSoft para NFSe

Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,

Recommended Posts

Postado

Boa tarde pessoal! 

Estou enviando NFSe para a prefeitura de Estrela do Norte em Goiás, porém aparece um retorno com erro referente ao schema do xml que eles nos passaram. 

image.thumb.jpeg.4cb65366f75b2ad7185014ee86b73965.jpeg

O erro abaixo é retornado:

<GerarNfseResposta xmlns="http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd"><ListaMensagemRetorno><MensagemRetorno><Codigo>E160</Codigo><Mensagem>cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element : '{Discriminacao}'. One of : '{NumeroNbs}' is expected.</Mensagem><Correcao>Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.</Correcao></MensagemRetorno></ListaMensagemRetorno></GerarNfseResposta>

Já comparei o XSD que está na pasta de exemplos do ACBr e realmente existe diferença para o XSD atualizado. 

Segue anexo o XSD atualizado.

nfse_v01.txt

• Consultores
Postado

Bom dia,

você chegou a usar o xsd fornecido e teve sucesso na emissão?

image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

• Consultores
Postado

Bom dia,

Criada a tarefa ACBR-9001 para avaliação.

Obrigado.

image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

• Alexandre de Paula changed the title to ACBR-9001 Problemas com atualização de Schema do provedor MegaSoft para NFSe
Postado

Boa tarde. @josue.elias @Alexandre de Paula

Estou com o mesmo problema na emissão para o município de Novo Gama/GO.

Requisição
Ambiente : 1 - Produção
Cidade   : Novo Gama/GO
Provedor : MegaSoft Versão: 2.00

Erro(s):
Código  : X800
Mensagem: Erro de Validação:  --> 1871 - Element '{http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd%7DCodigoNbs': This element is not expected. Expected is ( {http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd%7DDiscriminacao ).

Também tentei enviar sem o CodigoNBS e retorna que é esperado a tag NumeroNbs.

Erro(s):
Código  : E160
Mensagem: cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element : '{Discriminacao}'. One of : '{NumeroNbs}' is expected.
Correção: Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.

Postado

Bom dia @Italo Giurizzato Junior.

Estou fazendo os testes e recebi os seguintes erros:

Erro(s):
Código  : X800
Mensagem: Erro de Validação: Erro: Schema inválido --> 3004 - element decl. '{http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}Numero', attribute 'type': The QName value '{http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}tsNumerNfse' does not resolve to a(n) type definition.

Com isso verifiquei que o schema estava com erro:

image.thumb.png.647674c48235f9f41181d4babc7c6c14.png

Fiz a alteração na linha 585, de tsNumerNfse para tsNumeroNfse, faltava a letra 'o'.

Após isso tentei gerar novamente, ao tentar enviar o Servico.CodigoTributacaoMunicipio := '04.12.01', recebo o erro:

Alerta(s):
Código  : L000
Mensagem: Value is not properly formatted.
Correção:

Ao tentar enviar o Servico.CodigoTributacaoMunicipio := '0412' ou '041201' retorna outro erro:

Alerta(s):
Código  : L000
Mensagem: Item de Serviço não encontrado para o código informado.
Correção:

Postado

Sim, realizei essa alteração, agora fica retornando esses outros erros que comentei acima .
Pode ser que seja algo referente ao código que meu cliente utiliza, no caso dele é o 04.12.01

Postado

Boa noite.

Depois de muitas tentativas de emissão, a emissão funcionou.
Não precisei alterar nada do que eu estava fazendo, provavelmente era alguma instabilidade do servidor da MegaSoft no momento.

• Consultores
Postado
18 horas atrás, Robert_Silva disse:

Boa noite.

Depois de muitas tentativas de emissão, a emissão funcionou.
Não precisei alterar nada do que eu estava fazendo, provavelmente era alguma instabilidade do servidor da MegaSoft no momento.

sem precisar modificar nada acima desde o commit do Italo?

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

Boa tarde a todos, eu também tive que alterar a linha 585 do XSD, porém agora tenho outro erro que não estou conseguindo resolver:

Código: E160
Descrição: cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element : '{NumeroNbs}'. One of : '{Exigibilidade}' is expected.
Correção: Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.

Alguém conseguiu enviar nota pelo provedor Megasoft depois da ultima atualização? 

Obrigado!

Postado
Em 28/02/2026 at 12:38, Juliomar Marchetti disse:

sem precisar modificar nada acima desde o commit do Italo?

Depois de ter atualizado o ACBr, precisei alterar apenas a linha 585 do schema do provedor.
Não precisei mexer na alimentação do campo nbs e nem do codigotributacaomunicipio.

10 minutos atrás, josue.elias disse:

Boa tarde a todos, eu também tive que alterar a linha 585 do XSD, porém agora tenho outro erro que não estou conseguindo resolver:

Código: E160
Descrição: cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element : '{NumeroNbs}'. One of : '{Exigibilidade}' is expected.

Alguém conseguiu enviar nota pelo provedor Megasoft depois da ultima atualização? 

Obrigado!

Boa tarde @josue.elias.

Eu fiz a atualização do ACBr, depois comecei a receber erro de codigotributacaodomunicipio.
E também alterei a linha 585 no schema.
Aí quando fui mexer no outro dia já funcionou sem eu precisar mexer em nada.
O seu ACBr foi atualizado do dia 26/02 em diante?

Postado

fui emitir notas hoje e agora estou recebendo este erro :

Mensagem: cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found stariting with element : '{NumeroNbs}'. One of : '{Exigibilidade}' is expected.

já estou passando o campo :       Servico.ExigibilidadeISS :=exiExigivel
mas não esta gerando no xml 

Postado

@hugo_fabricio Pelo que vi você precisou alterar o arquivo XSD e também o MegaSoft.GravarXml.pas, mas qual o formato do Item Lista você está enviando. Eu já tentei aqui 21.01 ou 21.01.01 com e sem ponto, mas sempre retorna o erro abaixo:

Código: X202
Descrição: Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)

Obrigado!

Postado
Em 04/03/2026 at 17:48, hugo_fabricio disse:

nfse_v01.xsd 35.38 kB · 7 downloads

Segue novo Schema com este voltei a conseguir emitir notas ficais 

MegaSoft.GravarXml.pas 5.75 kB · 7 downloads

Boa tarde!

@Italo Giurizzato Junior ou @Juliomar Marchetti conseguem me ajudar?

Eu baixei ambos arquivos nesse post citado, atualizei e, no entanto, simplesmente não funciona.. 

Gera o XML com as tags de acordo com o schema, mas retorna esse erro:

"Erro de Validação:  --> 1871 - Element '{http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}Exigibilidade': This element is not expected. Expected is ( {http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}Discriminacao )."

antes de atualizar, o erro era exatamente o mesmo, porem ao invés de "Exigibilidade",  era "NumeroNbs".. é como se o .xsd na maquina estivesse de uma maneira e o webservice estivesse validando com base em outro schema.

No meu caso, estou tentando emitir para a cidade de Terezopolis de Goiás, que tambem usa a MegaSoft, entao presumo que seja a mesma estrutura. Até ajustei o .ini pra apontar pro URL correto, mas não vai de jeito nenhum.
Envia e-mail pra eles, mas sempre respondem usando uma resposta padrão e não resolvem nada..

Saberia indicar onde está o problema de fato?

Att.,

Postado
32 minutos atrás, jcsnt disse:

Boa tarde!

@Italo Giurizzato Junior ou @Juliomar Marchetti conseguem me ajudar?

Eu baixei ambos arquivos nesse post citado, atualizei e, no entanto, simplesmente não funciona.. 

Gera o XML com as tags de acordo com o schema, mas retorna esse erro:

"Erro de Validação:  --> 1871 - Element '{http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}Exigibilidade': This element is not expected. Expected is ( {http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}Discriminacao )."

antes de atualizar, o erro era exatamente o mesmo, porem ao invés de "Exigibilidade",  era "NumeroNbs".. é como se o .xsd na maquina estivesse de uma maneira e o webservice estivesse validando com base em outro schema.

No meu caso, estou tentando emitir para a cidade de Terezopolis de Goiás, que tambem usa a MegaSoft, entao presumo que seja a mesma estrutura. Até ajustei o .ini pra apontar pro URL correto, mas não vai de jeito nenhum.
Envia e-mail pra eles, mas sempre respondem usando uma resposta padrão e não resolvem nada..

Saberia indicar onde está o problema de fato?

Att.,

Boa tarde @jcsnt.

Na semana passada meu cliente começou a receber outro erro, antes tinha recebido o erro referente ao Código de NBS:

E160: Invalid content was found starting with element: '{NumeroNbs}'. 
One of: '{Exigibilidade}' is expected.

Alterei o arquivo MegaSoft.GravarXml.pas
Compilei a aplicação, e enviei para a equipe de teste.
Me deram um retorno hoje mais cedo informando que funcionou a emissão.

Vou anexar aqui os arquivos que alterei e utilizei, para que possa realizar testes.
nfse_v01.xsdMegaSoft.GravarXml.pas

Após isso o XML foi gerado dessa forma:
<Servico>
  <Valores>...</Valores>
  <IssRetido>2</IssRetido>
  <CodigoMunicipio>5215231</CodigoMunicipio>
  <CodigoTributacaoMunicipio>04.12.01</CodigoTributacaoMunicipio>
  <Exigibilidade>1</Exigibilidade>
  <NumeroNbs>1.2301.23.00</NumeroNbs>
  <Discriminacao>...</Discriminacao>
</Servico>

Faz um teste na sua aplicação com esses arquivos.

Postado
34 minutos atrás, Robert_Silva disse:

Boa tarde @jcsnt.

Na semana passada meu cliente começou a receber outro erro, antes tinha recebido o erro referente ao Código de NBS:

E160: Invalid content was found starting with element: '{NumeroNbs}'. 
One of: '{Exigibilidade}' is expected.

Alterei o arquivo MegaSoft.GravarXml.pas
Compilei a aplicação, e enviei para a equipe de teste.
Me deram um retorno hoje mais cedo informando que funcionou a emissão.

Vou anexar aqui os arquivos que alterei e utilizei, para que possa realizar testes.
nfse_v01.xsdMegaSoft.GravarXml.pas

Após isso o XML foi gerado dessa forma:
<Servico>
  <Valores>...</Valores>
  <IssRetido>2</IssRetido>
  <CodigoMunicipio>5215231</CodigoMunicipio>
  <CodigoTributacaoMunicipio>04.12.01</CodigoTributacaoMunicipio>
  <Exigibilidade>1</Exigibilidade>
  <NumeroNbs>1.2301.23.00</NumeroNbs>
  <Discriminacao>...</Discriminacao>
</Servico>

Faz um teste na sua aplicação com esses arquivos.

Boa tarde @Robert_Silva! Obrigado por responder! 

Fiz como orientado, coloquei os arquivos, recompilei e reinstalei os componentes.. coloquei o arquivo
de esquema tanto na pasta de componentes, quanto na pasta do sistema pra garantir que fosse pegar os
arquivos... O XML foi gerado, tambem, exatamente como o que vc colocou no post:

image.thumb.png.a1ba3f565c4d44b853dd15512c21a49a.png

Simplesmente não funciona, ta sempre retornando esse erro:

Erro(s):
- Código  : X800
- Mensagem: Erro de Validação:  --> 1871 - Element '{http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}Exigibilidade': This element is not expected. Expected is ( {http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}Discriminacao ).

Não tenho idéia do que mais fazer... ja enviei e-mail pra eles com o XML em anexo, eles simplesmente sao incapazes de dar uma resposta satisfatória que ajude a resolver.

Se tiver alguma sugestão adicional, fico muito grato..

Att.

Postado
9 minutos atrás, jcsnt disse:

Boa tarde @Robert_Silva! Obrigado por responder! 

Fiz como orientado, coloquei os arquivos, recompilei e reinstalei os componentes.. coloquei o arquivo
de esquema tanto na pasta de componentes, quanto na pasta do sistema pra garantir que fosse pegar os
arquivos... O XML foi gerado, tambem, exatamente como o que vc colocou no post:

image.thumb.png.a1ba3f565c4d44b853dd15512c21a49a.png

Simplesmente não funciona, ta sempre retornando esse erro:

Erro(s):
- Código  : X800
- Mensagem: Erro de Validação:  --> 1871 - Element '{http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}Exigibilidade': This element is not expected. Expected is ( {http://megasoftarrecadanet.com.br/xsd/nfse_v01.xsd}Discriminacao ).

Não tenho idéia do que mais fazer... ja enviei e-mail pra eles com o XML em anexo, eles simplesmente sao incapazes de dar uma resposta satisfatória que ajude a resolver.

Se tiver alguma sugestão adicional, fico muito grato..

Att.

@jcsnt Eu tinha passado por algo parecido quando estava tentando ajustar o NumeroNbs/Exigibilidade, era referente a BPL, com isso dava erro.
De:  C:\Users\Public\Documents\Embarcadero\Studio\23.0\Bpl\ACBr_NFSeX.bpl
Para: C:\ACBr\Lib\Delphi\LibD29\Win32\ACBr_NFSeX.bpl
No meu caso eu tive que copiar manualmente, com essa alteração a geração da NFSe ocorreu sem erros.
Se o seu sistema usa bpl, verifica se está carregando a bpl mais recente após a troca do arquivo de geração.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...