Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

CONSUMO INDEVIDO DISTRIBUIÇAODFE


licerio
  • Este tópico foi criado há 1189 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá

Alguém conseguiu resolver o erro de CONSUMO INDEVIDO ao si fazer consulta no DISTRIBUICAODFEPorUltNSU ?

Vi q ja teve um tópico sobre o assunto mas nada das respostas lá resolveu , tendo em vista que as informações sobre as consultas estão todas em concordância com as regras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa as palavra que vou usar aqui. MAS ISSO NÃO TEM COMO CORRIGIR NAO E PROBLEMA DO ACBR e sim do mal uso do ws de distribuicao por parte dos usuario sao milhoes de usuarios e desses 99% usão de forma errada prejudicando assim aqueles que usam correta mente seguindo as normas do sefaz o WS distribuicao e no ambiente nacional então imagina so milhares de usuario em loop o dia todo tentando baixar nota manifestando etc.... Não importa a ferramenta que voce esta usando para fazer acesso ao WS se e ACBR se e proprio etc o E ***** WS DISTRIBUICAO NÃO DEVE SER USADA PARA FICAR FAZENDO DOWNLOAD DE NFE *****  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Tem algum processo  como por exemplo, depois da Ciência chama do distribuicaoDFe por chave pra pegar o XML?

11 horas atrás, licerio disse:

Não, não são chamadas consecutivas, o cliente ja usa o sistema a quase 1 ano e nunca deu problema, como ele mesmo relatou faz apenas duas consultas , uma pela manhã e outra a tarde.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você @leandroaoa, não e erro do ACBr não, e esse monte de consultas indevidas fazendo loops mesmo o dia todo sem necessidade. No meu sistema eu limitei o click do botão em ate 5 vezes a consulta por dia, mesmo avisando que com 20 consultas o certificado bloqueia por 1 hora ou mais não adianta, o usuário vai lá e clica 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Nunca, disse que o problema é do ACBR, inclusive eu estou usando o DistribuiçãoNFE que adquiri do Reys Borges do projeto ACBR. 

E o cliente em questão ja usava o sistema a 1 ano fazendo consultas duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde pois o mesmo nunca teve necessidade de realizar o procedimento mais vezes.

Como citado acima pelo Perfect7 , é o mesmo caso, o cliente fechou a empresa e abriu uma novinha e na primeira consulta desse cnpj e certificado ja deu o mesmo erro.

Tentei no dia seguinte em outra maquina e a mesma mensagem apareceu, 

Só resta ser problema do SeFaz mesmo , mas ai ligamos la e ta todo mundo do suporte de recesso... affs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Edmar,

Pelo se teste podemos concluir o seguinte:

O Ambiente Nacional esta controlando o acesso ao serviço pelo NSU.

Não faz nenhum sentido acessar o serviço mais de uma vez passando o mesmo NSU, dai o bloqueio.

Quando informamos NSU = zero é porque para aquela empresa é a primeira vez que esta acessando o sistema.

Se já foi baixado alguns documentos de uma determinada empresa, o Ambiente Nacional acredita que a mesma tem um controle do ultimo NSU informado, logo também não faz sentido informar zero novamente para o NSU, dai o bloqueio.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde Edmar,

Pelo se teste podemos concluir o seguinte:

O Ambiente Nacional esta controlando o acesso ao serviço pelo NSU.

Não faz nenhum sentido acessar o serviço mais de uma vez passando o mesmo NSU, dai o bloqueio.

Quando informamos NSU = zero é porque para aquela empresa é a primeira vez que esta acessando o sistema.

Se já foi baixado alguns documentos de uma determinada empresa, o Ambiente Nacional acredita que a mesma tem um controle do ultimo NSU informado, logo também não faz sentido informar zero novamente para o NSU, dai o bloqueio.

Esta é a conclusão que tive também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando:

Ao usar:

  ACBrNFe1.DistribuicaoDFe(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, ultNSU, ANSU);

1)Passando o UltNsu ( é bloqueado se consulta duas vezes o mesmo NSU)

msg de retorno:

"Rejeição: Consumo Indevido (Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitações subsequentes. Tente após 1 hora)"

Acho que deve haver um prazo entre as consulta para repetir o mesmo 'Último NSU recebido'

 

2)Se consulta 'NSU específico' passando o ANSU ou seja consulta pelo 'NSU específico' mesmo estando bloqueio ainda retorna do NSU especifico ( fiz consulta 4 vezes e não bloqueou , a consulta 'NSU específico')

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma solução que achei:

Consulta pelo 'ultimo ANSU' que você tem armazenado: ''NSU específico''

  ACBrNFe1.DistribuicaoDFe(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, '', ANSU);

Sera retornado :
  sMsg := 'maxNSU'+
      ACBrNFe1.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.maxNSU;

 

Comparar se o MAXNSU e > que o ultimo NSU que foi armazenado

Somente se for que ira fazer a pesquisa pelo Ultimo NSU, assim evita rodar a rotina sem ter novos NSU

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2021 at 16:47, EdmarFrazao disse:

Uma solução que achei:

Consulta pelo 'ultimo ANSU' que você tem armazenado: ''NSU específico''

  ACBrNFe1.DistribuicaoDFe(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, '', ANSU);

Sera retornado :
  sMsg := 'maxNSU'+
      ACBrNFe1.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.maxNSU;

 

Comparar se o MAXNSU e > que o ultimo NSU que foi armazenado

Somente se for que ira fazer a pesquisa pelo Ultimo NSU, assim evita rodar a rotina sem ter novos NSU

 

Bom dia Edmar,

fiquei com uma duvida sobre essa sua solução, pois ao fazer a comparação do maxNSU, vc já vai estar fazendo uma nova solicitação para conseguir ele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Pedro,

Eu faria diferente:

1. Eu utilizo o método DistribuicaoDFePorUltNSU(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, UltNSU);

2. Temos como retorno tanto o valor de ultNSU quanto o maxNSU.

3. Se maxNSU for maior que ultNSU aguardo 2 minutos e executo novamente o método acima passando agora o valor do ultNSU retornado, além de armazenar esse valor no banco de dados.

4. Se maxNSU for igual a ultNSU aguardo 30 minutos e executo novamente o método acima passando agora o valor do ultNSU retornado, além de armazenar esse valor no banco de dados.

 

Lembre-se que o DistribuicaoDFe e os eventos de Manifestação do Destinatário não foram criados para você baixar e automatizar a entrada dos produtos no estoque do seu cliente e sim para ele saber quem esta emitindo nota contra o CNPJ dele e tomar as devidas medidas.

Quem emite a nota tem a obrigação legal de disponibilizar o XML assinado e com o protocolo de autorização ao cliente e outros se houver necessidade, como por exemplo a transportadora.

A forma mais simples de disponibilizar o XML é enviando ele por e-mail.

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando usa:

1. Eu utilizo o método DistribuicaoDFePorUltNSU(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, UltNSU);

Duas vezes com o mesmo UltNsu a Receita bloqueia

2-Se consultar primeiro com o ACBrNFe1.DistribuicaoDFe(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, '', ANSU);

O Web service ainda não esta bloqueando quando consulta varias vezes.

Mas mesmo assim seria interessante ter um tempo mínimo entre as consultas porque a receita pode passar a bloquear se consultar o mesmo NSU varia vezes também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, minha primeira resposta no blog.
Notei que apesar de ser bloqueado consultando com distNSU da SEFAZ o consNSU continua funcionando.
E inclusive, consegui percorrer milhares de NSUs consultando NSU por NSU, ao invés de fazê-lo por lote.
Fica a dica. Mas parece ser problema da SEFAZ mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Essa também é minha primeira mensagem por aqui.

Entrei em contato com o suporte DF-e e recebi o seguinte retorno:

Citar

O Web Service de Distribuição da NF-e tem regulamentado o uso
indevido desde a sua criação conforme NT 2014.002. Mas, em função do alto
volume de uso indevido nos últimos tempos, impactando a performance no
banco de dados, foi necessário uma implementação mais efetiva, para
garantir o melhor uso do serviço para todos os interessados.

        O maior volume de uso indevido se refere a receber o cStat 137, ou
seja, a informação que não há mais documentos para o CNPJ pesquisado.
Então, após receber a mensagem cStat 137, a conduta recomendada, na NT
2014.002, é aguardar 1 hora para buscar novamente. Assim, adotando esse
procedimento, evita-se o bloqueio, possibilitando as consultas e eventuais
downloads em curto intervalo de tempo.

        Uma outra situação que tem gerado o uso indevido é a consulta fora da
sequência do NSU. Então, a orientação é ficar atento e enviar NSU
sequenciais.

        Algumas empresas estão consultando faixas diferentes de NSU com mais
de um IP. Isso pode acarretar no uso indevido. Verifique se não é o seu
caso.

        Importante ressaltar que o controle de uso indevido é por CNPJ.

No meu caso, estou consultando NSUs em sequencia, não estou repetindo NSU ou consultando lotes antigos. Sempre passo a UltNSU que recebo do WS como parâmetro na próxima requisição, e estou validando o UltNSU contra o MaxNSU. Uso um único IP para consultas, e não faço consultas simultâneas/concorrentes. Também limitei a frequência de requisições a no máximo uma por minuto.

Mesmo com todos esses cuidados, ainda estou recebendo mensagem de consumo indevido. Consigo fazer entre 10 e 20 requisições com sucesso e ai dá erro. Cheguei a limitar a uma consulta a cada 5 minutos, e ainda assim dá problema.

Alguém teria mais detalhes sobre qual o limite de requisições por hora/minuto/segundo do WS de Distribuição DF-e? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
2 minutos atrás, lohmann78 disse:

Bom dia,

Essa também é minha primeira mensagem por aqui.

Entrei em contato com o suporte DF-e e recebi o seguinte retorno:

No meu caso, estou consultando NSUs em sequencia, não estou repetindo NSU ou consultando lotes antigos. Sempre passo a UltNSU que recebo do WS como parâmetro na próxima requisição, e estou validando o UltNSU contra o MaxNSU. Uso um único IP para consultas, e não faço consultas simultâneas/concorrentes. Também limitei a frequência de requisições a no máximo uma por minuto.

Mesmo com todos esses cuidados, ainda estou recebendo mensagem de consumo indevido. Consigo fazer entre 10 e 20 requisições com sucesso e ai dá erro. Cheguei a limitar a uma consulta a cada 5 minutos, e ainda assim dá problema.

Alguém teria mais detalhes sobre qual o limite de requisições por hora/minuto/segundo do WS de Distribuição DF-e? 

Será que o cliente não tem outro software em uso? tipo o manifestador gratuito? Ou a Contabilidade não usa alguma solução pra baixar os xmls também?

Daí pode gerar outras consultas de ip diferente e bloquear por consumo indevido.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, douglaswf disse:

Será que o cliente não tem outro software em uso? tipo o manifestador gratuito? Ou a Contabilidade não usa alguma solução pra baixar os xmls também?

Daí pode gerar outras consultas de ip diferente e bloquear por consumo indevido.

 

 

Também pensei nessa possibilidade em todos os casos que tenho estudado. Nos que tive contato, nenhum possuia outro baixador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, douglaswf disse:

Será que o cliente não tem outro software em uso? tipo o manifestador gratuito? Ou a Contabilidade não usa alguma solução pra baixar os xmls também?

Daí pode gerar outras consultas de ip diferente e bloquear por consumo indevido.

 

 

Não, estou testando com um certificado que não faz emissão de notas ou consome qualquer outro serviço, e só eu estou testando no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2021 at 09:17, douglaswf disse:

Será que o cliente não tem outro software em uso? tipo o manifestador gratuito? Ou a Contabilidade não usa alguma solução pra baixar os xmls também?

Daí pode gerar outras consultas de ip diferente e bloquear por consumo indevido.

 

 

Consegui descobrir o problema: o certificado estava configurado em um ERP (Conta Azul), que também estava baixando notas pelo WS de distribuição. Não tinha acesso ao sistema, e não fazia ideia que estava sendo usado. Parando essa integração a minha consulta voltou a funcionar normalmente.

Valeu pela dica @douglaswf!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1189 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.