Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFC-e - Nota Fiscal Consumidor Eletronica - Substitui ECF


Ver Solução Respondido por Alexsander,
  • Este tópico foi criado há 3700 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Bom quem está no paraná foi mesmo prorrogado a obrigação para o fim do ano do Paf-ECF

mas quem tiver clientes novos e tiver que lacrar ECF ou colocar sistemas somente com Paf-ECF

então acredito que vai continuar a adoção dele

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliomar,

Voce poderia me passar a fonte dessas informações ??

 

obrigado

Bom quem está no paraná foi mesmo prorrogado a obrigação para o fim do ano do Paf-ECF

mas quem tiver clientes novos e tiver que lacrar ECF ou colocar sistemas somente com Paf-ECF

então acredito que vai continuar a adoção dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ECF vai ter que ter PAF, isso é fato.

 

Agora a questão é chutar esses clientes (aqui são pouco mais de 50) ou se adequam a nfc-e ou paf-ecf sem "choro nem véla".

Estou trabalhando no PAF, mas agora ainda faço outras coisas paralelas pelo fato de ter prorrogado até 01.01.14 a obrigatoriedade.

 

Aqui a prorrogação para o desenvolvedor: http://www.sefanet.pr.gov.br/dados/SEFADOCUMENTOS/103201300004.pdf

Aqui a prorrogação para o cliente/usuário de ECF: http://www.sefanet.pr.gov.br/dados/SEFADOCUMENTOS/103201300006.pdf

 

Bom, não vamos perder o foco do tópico. Vamos torcer para sair logo a NFCe.

-=Ma®©oS=-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Boa noite a todos,

 

Vou postar aqui no fórum os resultados obtidos nos testes.

 

Já posso adiantar o primeiro: o componente já esta gerando o XML na versão 3.00 (usada na NFC-e) assinando e validando conforme os novos schemas para esta versão.

 

Um forte abraço a todos.

Italo,

Não ficou claro para mim. O proprio ACBrNFe vai poder fazer a emissão da NFC-e? Não vai ser preciso nem criar um outro componente? Apenas ajustar o código atual?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo,

Não ficou claro para mim. O proprio ACBrNFe vai poder fazer a emissão da NFC-e? Não vai ser preciso nem criar um outro componente? Apenas ajustar o código atual?

 

Bom a NFC-e nada mais e do que a a versão atual da NF-e com novas tag que são ja para a versão 3.0 da NFe e algumas tag e validações especificas para a NFC-e.

 

Então no componente da acbrNFe teremos uma propriedade para escolher se queremos gerar NFe ou NFCe.

 

abraços

Editado por Sergioguedes

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, boa noite

 

  Que maravilha hein... Mais uma vez você dando aquela força para todos!

  A nível de curiosidade, a NF-e 3.0 tem previsão para lançamento? E a NFC-e ?

 

  Abraço,

 

Michel.

 

Segundo a reunião com as empresas piloto da NFCe a versão 3.0 vai está sendo aprovada ja com os primeiros testes de homologação da NFCe.

 

Creio que ate o final de fevereiro por ai ja vamos ter novidades a respeito de prazos da versão 3.0.

Obs: Mais o legal e que o acbr ja vai está pronto logo apos anunciarem a nova versão.

 

Falando de NFC-e.

 

As empresas pilotos da NFCe vão ter uma video conferencia agora dia 24/01 onde vamos ter mais novidades a respeito da NFCe.

 

Ai estaremos atualizando o pessoal aqui do forum.

 

Grande abraços

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nota versão do SPED FISCAL já contempla a NFC-e com o modelo 65. Este é um grande avanço para a entrada em produção.

 

Verdade a equipe da NFCe está alinhada com os demais orgãos, e estão tendo também total apoio.

Isso e muito importante para o projeto.

  • Curtir 1

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite a todos,

 

Reforçando o que o Sérgio Guedes postou, não vai haver a necessidade de criarmos um novo componente.

 

O que eu fiz foi acrescentar uma propriedade a mais no componente onde você vai escolher entre as opções NFe e NFCe.

 

Desta forma o componente se encarrega de gerar as tags pertinentes a cada tipo de documento.

 

No caso do Amazonas as URLs utilizadas para NFCe são diferentes das NFe, portanto estam ocorrendo alguns problemas.

 

Eu mais o Sérgio estamos em contato com a SEFAZ-AM para sanar esses problemas.

 

Volto a afirmar que o componente já esta gerando o XML da NFC-e, assinando e validando.

O WebService de consulta ao status de serviço esta Ok.

Agora estamos trabalhando no de recepcionar a NFCe.

 

Assim que eu tiver mais informações posto aqui no fórum.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos,

 

Reforçando o que o Sérgio Guedes postou, não vai haver a necessidade de criarmos um novo componente.

 

O que eu fiz foi acrescentar uma propriedade a mais no componente onde você vai escolher entre as opções NFe e NFCe.

 

Desta forma o componente se encarrega de gerar as tags pertinentes a cada tipo de documento.

 

No caso do Amazonas as URLs utilizadas para NFCe são diferentes das NFe, portanto estam ocorrendo alguns problemas.

 

Eu mais o Sérgio estamos em contato com a SEFAZ-AM para sanar esses problemas.

 

Volto a afirmar que o componente já esta gerando o XML da NFC-e, assinando e validando.

O WebService de consulta ao status de serviço esta Ok.

Agora estamos trabalhando no de recepcionar a NFCe.

 

Assim que eu tiver mais informações posto aqui no fórum.

 

Bom dia Italo ...

Você que esta envolvido de perto com o projeto, por um acaso teria uma estimativa de quando este projeto estará entrando em produção, sei que pode ser dificil passar uma data para isso mesmo pq pode variar de estado para estado, mas caso tenha gostaria de poder ter uma ideia de quando, mesmo que não seja uma data muita exata, e sim uma estimativa sua particular ...

 

Agradecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo ...

Você que esta envolvido de perto com o projeto, por um acaso teria uma estimativa de quando este projeto estará entrando em produção, sei que pode ser dificil passar uma data para isso mesmo pq pode variar de estado para estado, mas caso tenha gostaria de poder ter uma ideia de quando, mesmo que não seja uma data muita exata, e sim uma estimativa sua particular ...

 

Agradecido

 

Diego.

 

Veja essa publicação de hoje no Jornal A Critica do estado do Amazonas.

 

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vai colocar em operação, a partir do mês de março, a nota fiscal eletrônica (NFC-e) ao consumidor amazonense. A fase de testes que contempla sete empresas (Casa das Correias, Atack, Makro, Grupo SB Farmabem, Mirai Panasonic e Comepi) será universalizada em todos os estabelecimentos comerciais no segundo semestre do ano.

 

Fonte:

 

 

http://acritica.uol.com.br/noticias/amazonas-amazonia-Sefaz-implementara-fiscal-eletronica-Manaus_0_851914816.html

 
 
A palavra "universalizada" deixa margem pra dúvidas, mas entendo que o fim do PAF-ECF está próximo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos Weimer,

 

Será muito fácil fazer o cliente trocar o ECF pela NFc-e, um dos argumentos mais fortes é a exigência do SPED Fiscal. Fica mais fácil gerar SPED apenas das NFe e NFCe do que junto com ECF. A SEFAZ vai ampliar a exigência do SPED até alcançar todas as empresas, quem vai querer segurar essa bomba?

 

Já enviei uma pesquisa por email a todos os meus clientes para saber a data de revalidação de cada ECF que usa meu programa.

 

Assim que a NFc-e entrar em produção vou encorajar todos os meus clientes a darem baixa no ECF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui a meta tambem é essa, mas sempre tem aqueles que vão querer a ecf até a morte da mesma.

 

 
Então esse contribuinte vai ter que trabalhar com alguém que esteja disposto a homologar o sistema até o fim da vida. Esse cara não sou eu, rsss.
 
Penso que a própria SEFAZ pode resolver acabar com os ECFs a qualquer momento. A SEFAZ é assim, manda e desmanda o que quer e quando quer.
 
Mas o imposto arrecadado não é só de interesse do estado, a União principalmente é a maior interessada que os contribuintes trabalhem on-line, pois o ECF sempre deixou margem pra sonegação. Aqui em Manaus mais de 200 empresas caíram na malha fina porque recolheram imposto abaixo do que venderam no cartão. A SEFAZ não precisou visitar nenhum contribuinte pra saber disso, foi o sistema que disse, rsss.
 
A Lei de Tributos Totais Incidentes (Lei Federal 12.741 /2012) estabelece que os impostos(PIS/COFINS, etc) terão que ser informados ao consumidor, com multas previstas ao lojista que descumprir. Se o PAF-ECF não estiver preparado pra isso o contribuinte vai ficar vulnerável. A NFC-e já tem essa solução, mais um argumento forte para a mudança.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
Então esse contribuinte vai ter que trabalhar com alguém que esteja disposto a homologar o sistema até o fim da vida. Esse cara não sou eu, rsss.
 
Penso que a própria SEFAZ pode resolver acabar com os ECFs a qualquer momento. A SEFAZ é assim, manda e desmanda o que quer e quando quer.
 
Mas o imposto arrecadado não é só de interesse do estado, a União principalmente é a maior interessada que os contribuintes trabalhem on-line, pois o ECF sempre deixou margem pra sonegação. Aqui em Manaus mais de 200 empresas caíram na malha fina porque recolheram imposto abaixo do que venderam no cartão. A SEFAZ não precisou visitar nenhum contribuinte pra saber disso, foi o sistema que disse, rsss.
 
A Lei de Tributos Totais Incidentes (Lei Federal 12.741 /2012) estabelece que os impostos(PIS/COFINS, etc) terão que ser informados ao consumidor, com multas previstas ao lojista que descumprir. Se o PAF-ECF não estiver preparado pra isso o contribuinte vai ficar vulnerável. A NFC-e já tem essa solução, mais um argumento forte para a mudança.

 

Legal que tem mais alguém aqui de Manaus no forum do ACBR.

 

Segundo a conversa que tenho tido como (empresa plioto  - AM) da NFC-e e que apos o projeto entrar em produção, todos vão ser obrigados a utilizar a NFC-e para novos credenciamentos..

 

Por isso não vai ser obrigatorio aqui no amazonas o Novo ECF.

 

E para quem já utiliza o ECF vai poder continuar utilizando ate que vença.

 

Por isso a minha empresa vai realizar a re-homologação do PAFECF assim mesmo, pois sabemos que vamos ter clientes que vão está utilizando ECF e NFCe.

 

A NFC-e ainda vai demorar um pouco para está em todos os estabelecimentos, mais vamos está prontos quando isso acontecer, que pra mim vai ser gradativo.

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o PAF-ECF vai acabar quando acabar as ECFs, antes não.

 

Torço para a NFC-e sair logo do "papel" assim diminui despesas para o cliente e para nós.

 

Nem me fala nisso, temos que re-homologar tudo de novo agora nos proximos meses.

 

Ainda bem que estou aqui no Amazonas e o projeto por aqui está com gas total.

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal que tem mais alguém aqui de Manaus no forum do ACBR.

 

Segundo a conversa que tenho tido como (empresa plioto  - AM) da NFC-e e que apos o projeto entrar em produção, todos vão ser obrigados a utilizar a NFC-e para novos credenciamentos..

 

Por isso não vai ser obrigatorio aqui no amazonas o Novo ECF.

 

E para quem já utiliza o ECF vai poder continuar utilizando ate que vença.

 

Por isso a minha empresa vai realizar a re-homologação do PAFECF assim mesmo, pois sabemos que vamos ter clientes que vão está utilizando ECF e NFCe.

 

A NFC-e ainda vai demorar um pouco para está em todos os estabelecimentos, mais vamos está prontos quando isso acontecer, que pra mim vai ser gradativo.

É um prazer pra mim também, nobre colega.

 

Ainda tenho dúvida sobre essa parte:

 

"E para quem já utiliza o ECF vai poder continuar utilizando ate que vença."

 

Tenho alguns clientes cujo ECF vence no segundo semestre. Creio que até lá a NFC-e já estará em vigor. Pelo que entendi estes não poderão mais revalidar o ECF, é isso mesmo?

 

Não vejo lógica no uso de ECF e NFC-e, como vai ser isso? nem quero imaginar a confusão que vai ser o SPED com o uso dos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da notícia:

 

 

A emissão da NFC-e dispensa a impressão dos cupons fiscais tradicionais e utiliza apenas um programa gratuito que estará disponível no site do Ministério da Fazenda. Desta forma, os comerciantes não terão gastos com equipamentos emissores de cupom fiscal (ECF), podendo, se necessário, imprimir a nota em tamanho reduzido em impressoras comuns.

Alexsander da Rosa

Rednaxel Informática

http://rednaxel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou lendo atentamente tudo com muita ansiedade !
 

aqui em Fortaleza-CE falei com o pessoal responsavel pela area, e eles falaram que só irão tratar a NFCe quando os estados pilotos já tiverem usando em produção e funcionando tudo sem problemas; Enquanto isso as prorrogações PAF-ECF, para os que já emitiem ECF findaram em 31/12/2012 e, segundo eles não está havendo reunioes e reuniões e ninguem sabe nada sobre uma nova data de aceitação de sistemas autorizados anteriormente até que se saiba os destinos da NFCe. falo isso porque alguns estados estão prorrogando a aceitação de sistemas ecf até 2014 devido ao novo modelo em andamento. Todos os clientes aqui no ceara que ainda não trocaram seus sistemas pelo novo paf, estão recebendo uma carta para troca imediata, se não, serão punidos. Até concordo, mas para os pequenos estabelecimentos com apenas 1 ecf e faturamento baixo, as empresas aqui estão se aproveitando da situação....

Se alguem aqui do ceara tiver alguma novidade serei grato !

Junior - 85-8740-2690   [email protected]  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite a todos,

 

As alterações que fiz no componente ACBrNFe para suportar os dois modelos de documentos NFe e NFCe esta caminhando:

 

O que temos:

 

1. Gerar o XML e assinar - OK;

2. Validar o XML segundo o schema 3.00 - OK;

3. Enviar para SEFAZ-AM em modo Sincrono - OK;

4. Enviar para SEFAZ-AM em modo Assincrono - Não implementado ainda pela SEFAZ;

5. Protocolar o XML - OK;

6. Consultar o Status do Serviço - OK;

7. Inutilizar faixa de numeração - OK;

 

Esta faltando agora realizar os testes de cancelamento por evento e consutar a situação atual da nota.

 

Uma informação:

No modo Sincrono ao enviar o lote de notas o mesmo só pode ter apenas 1 nota e o retorno da SEFAZ já traz o protocolo de autorização caso esteja tudo OK.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal boa noite, atualizando os amigos.

 

Hoje 24/01/2012 -  tivemos uma conferencia Online com as empresas plioto do projeto da NFCe, por sinal muito proveitosa.

 

Algumas informações importantes para os amigos.

 

Entrada em produção previsto para as empresas pilotos 4 de março de 2013.

OBS:  Apenas as empresas piloto, outras empresas ainda não existe prazo como foi anunciado na material acima postada.

 

Obs: Lembrando que em São Paulo apesar que está participando da NFCe na coordenação ainda não e um estado Piloto.

No momento para São Paulo o negocio e o SAT mesmo, mais em são Paulo será opcional usar um modelo ou outro.

 

Lembrando que ate o momento em São Paulo a contigencia aceita para a NFCe e apenas o SAT.

Sendo que para São Paulo não tem muito para onde correr vão ter custo de investimento com SAT por mais que optem por usar a NFCe.

Sendo que hoje so existe modelos de SAT com suporte a ser utilizado em três PDVS (isso pensando no SAT como contigencia da NFCe), bom e o que se sabe ate o momento em relação ao São Paulo.

 

Tempo de respostas

Os tempos de respostas das maioria das empresas está num nivel muito bom que e um 1 minuto em todo o processo.

 

Aqui no amazonas ainda vamos realizar testes de desempenho assim que o Italo concluir as ultimas alterações e testes no acbrnfe.

Pretendo dar dor de cabeça para a sefaz AM e assim tentar validar todos os possiveis problemas no processo de utilização da NFCe.

 

A equipe da Sefaz AM está dando total apoio ao projeto, isso e muito importante e creio que o Amazonas será um dos primeiros a começar a espandir para as demais empresas o projeto.

 

Novas reuniões

Novas reuniões das empresas pilotos será em Porto Alegre dia 21 e 22 se tiver algum colega ai de Porto Alegre podemos trocar umas ideias sobre o projeto nessa data e so marcar comigo, que posso realizar uma demostração do nosso projeto rodando. :P

 

Estamos na etapa de testes e monitoramentos dos sistemas mais mais a ideia e ter pelo menos um PDV rodando com a NFCe em Março no prazo para entrada em homologação.

 

Qualquer coisa podem perguntar que na medida do possivel vou respondendo.

 

Grande abraços..

Editado por Sergioguedes

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um prazer pra mim também, nobre colega.

 

Ainda tenho dúvida sobre essa parte:

 

"E para quem já utiliza o ECF vai poder continuar utilizando ate que vença."

 

Tenho alguns clientes cujo ECF vence no segundo semestre. Creio que até lá a NFC-e já estará em vigor. Pelo que entendi estes não poderão mais revalidar o ECF, é isso mesmo?

 

Não vejo lógica no uso de ECF e NFC-e, como vai ser isso? nem quero imaginar a confusão que vai ser o SPED com o uso dos dois.

 

Primeiro que como eu disse acima, ainda não existe prazo para produção de outras empresas que não sejam as empresas pilotos.

 

Por isso não se preocupe por enquanto porque essa noticia do acritica foi meio enganosa em alguns pontos, tive essa confirmação hoje da video conferencia.

 

Mais lembrem existem um tempo de maturidade do projeto ate ser tornar obrigatorio para todas as empresas ou para novos credenciamentos.

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da notícia:

 

ainda ta bem longe de ter esse emissor gratuito e pra mim não assusta em nada, por que 60% dos meus clientes de NFe hoje vinheram dos problema do emissor gratuito da sefaz.

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite a todos,

 

Hoje realizei mais alguns testes, segue os resultados;

 

1. Status de Serviço - OK

2. Recepção de NFC-e em modo Síncrono - OK

3. Inutilização de Numeração - OK

4. Recepção de Evento - Cancelamento por evento - OK

5. Consulta a Situação Atual da NFe - OK (para NFC-e autorizada) Falha (para NFC-e cancelada)

 

Já enviei um e-mail para a SEFAZ-AM reportando esse problema ao consultar uma NFC-e cancelada.

 

Esta faltando a SEFAZ-AM implementar o modo Assincrono para NFC-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3700 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.