Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reforma Tributária: Provedor Simpliss (Blumenau - SC)

Ver Solução Respondido por Denis (JJW),

Recommended Posts

Postado (editado)

Bom dia.

@Italo Giurizzato Junior, vi no SVN que o arquivo ACBrNFSeXServicos.ini foi unificado, mas faltou um ajuste para que Blumenau/SC funcione enviando considerando a reforma tributária.

[4202404]
Nome=Blumenau
UF=SC
Provedor=SimplISS
;ProRecepcionar=
Versao=1.01
Params=APIPropria:|PN:
ProRecepcionar=https://nfseblumenau.simplissweb.com.br
HomRecepcionar=https://producaorestrita.simplissweb.com.br

Obrigado!

Editado por Ramon Valentim

.

Postado

Blumenau voltou a dar aquele erro misterioso de falta de campos obrigatórios em produção?

Começou a ocorrer agora a tarde:

Erro no retorno do XML de envio da NFSe.<PadraoNotaNacionalRetorno><erros><Ocorrencias><codigo>ERRO_TECNICO</codigo><descricao>Erro - Falha ao desserializar JSON do retorno!</descricao><complemento>{"erros":[{"codigo":"EC0001","descricao":"Erro.","complemento":"Verifique se todos os campos obrigatórios foram informados - Erro em ExecuteReader"}],"tipoAmbiente":1,"versaoAplicativo":"SimplissWs_v1.0.0","dataHoraProcessamento":"2026-01-14T13:51:26.492372-03:00"}</complemento></Ocorrencias></erros></PadraoNotaNacionalRetorno>

Postado (editado)
2 horas atrás, edup2006 disse:

Blumenau voltou a dar aquele erro misterioso de falta de campos obrigatórios em produção?

Começou a ocorrer agora a tarde:

Erro no retorno do XML de envio da NFSe.<PadraoNotaNacionalRetorno><erros><Ocorrencias><codigo>ERRO_TECNICO</codigo><descricao>Erro - Falha ao desserializar JSON do retorno!</descricao><complemento>{"erros":[{"codigo":"EC0001","descricao":"Erro.","complemento":"Verifique se todos os campos obrigatórios foram informados - Erro em ExecuteReader"}],"tipoAmbiente":1,"versaoAplicativo":"SimplissWs_v1.0.0","dataHoraProcessamento":"2026-01-14T13:51:26.492372-03:00"}</complemento></Ocorrencias></erros></PadraoNotaNacionalRetorno>

Boa tarde.

Testei agora e voltou a apresentar erro mesmo.

Estou testando em homologação.
Até ontem no início da tarde ainda estava funcionando.

.

Postado

Erro aqui agora mudou, antes era problema no certificado, agora esta aparecendo esse erro:

Código  : EE1272
Mensagem: O código do município informado não existe ou não está ativo no convênio municipal na data de processamento de compartilhamento com o ADN.

vai ser alguma coisa no provedor ?

Postado

Alguém achou alguma forma de capturar o PDF do Danfse da nota de Blumenau? Pelo portal nacional não está mais sendo possível consultar as notas geradas por Blumenau através da Chave.

• 2 semanas depois ...
  • Membro Pro Verificado
Postado

Boa tarde,

no meu caso fica dando este erro:

[Erro1]
Codigo=ECXXXX
Correcao=Este erro está em processo de validação interna e por isso ainda não possui um código está sujeito a mudanças.
Descricao=Informe uma alíquota do Simples Nacional.

vocês estão conseguindo emitir?

Postado

Bom dia.

Eu consegui emitir em homologação usando o serviço de Nfse Nacional do Simpliss em blumenau

Eu só não sei como fazer, onde consultar a nota gerada, pra ver se está tudo certo.

E também não sei como posso pegar a danfe gerada (nem em hml nem em prd) já que não tem serviço pra isso no simpliss.

Se usar o serviço da Nfse Nacional direto, usando a chave da nota gerada no simpliss, será que dá pra baixar a danfe? em homologação eu acho que isso não funciona.

Postado
6 horas atrás, Dercide Alvarez disse:

Eu to emitindo notas para Blumenau normalmente, não fiz os ajustes ainda dos campos da reforma.

Dercide Alvarez

Também estou emitindo no serviço antigo ainda.

Mas estou vendo para usar já o serviço novo da nota nacional, que utiliza os mesmos schemas e padrões da nota nacional mesmo, que uso em outros municipios como curitiba.

Já está emitindo com sucesso em homologação, mas eu não sei onde posso conferir ou baixar a danfe em homologação. Acho que vou ter que testar em produção mesmo.

Postado
8 horas atrás, Dercide Alvarez disse:

@Genilto Vanzin

Mas Curitiba adotou o Padrão Nacional, e Blumenau continua com o provedor Simpliss.

Em Curitiba, tenho emitido normalmente sem problemas.

Dercide Alvarez

Sim, curitiba a emissão é diretamente no serviço da Nota Fiscal Nacional.

Blumenau será via o provedor Simpliss, porém utilizando o mesmo padrão da Nota Fiscal nacional (mesmos schemas e endpoints, muda só o host basicamente)

• Curtir 1
Postado (editado)
59 minutos atrás, Eduardo Birck disse:

Boa tarde, estão conseguindo realizar cancelamento de NFSe para Blumenau? Teve alguma alteração no envio de evento para cancelamento?

Boa tarde.

Até semana passada não era possível.
Os XSD´s do provedor estavam desatualizados.

Durante essa semana retornarei à esse assunto e farei um teste novamente.

Se houver alguma novidade aviso aqui.

.

Postado
1 minuto atrás, Ramon Valentim disse:

Boa tarde.

Até semana passada não estava sendo possível.

Os XSD´s do provedor estavam desatualizados.

Durante essa semana retornarei à esse assunto e farei um teste novamente.

Se houver alguma novidade aviso aqui.

Estou tentando também o cancelamento e dá erro de XSD e não consigo passar. Pelo menos no serviço de homologação não funciona de jeito algum.

Postado (editado)
12 minutos atrás, Genilto Vanzin disse:

Estou tentando também o cancelamento e dá erro de XSD e não consigo passar. Pelo menos no serviço de homologação não funciona de jeito algum.

No fim do ano passado a SEFAZ alterou o XSD com o tipo de evento de cancelamento.

A tag id do evento era composta por 62 dígitos.
PRE + chave NFSe (50 dígitos) + Tipo do evento (6 dígitos) + nPedRegEvento (3 dígitos)

Aparentemente a SEFAZ alterou esse XSD no final do ano para ser composto por 59 dígitos (retirando o nPedRegEvento do id):
PRE + chave NFSe (50 dígitos) + Tipo do evento (6 dígitos)

O ACBr já foi alterado e está gerando o XML com 59 dígitos, mas o XSD de validação lá no provedor ainda está esperando o id com 62, aí gera o erro:

E1235 - Falha no esquema XML do DF-e. Ajuda: The 'Id' attribute is invalid - The value 'PRE42024041281814873000130000000000000926015202684052101101' is invalid according to its datatype 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse:TSIdPedRefEvt' - The Pattern constraint failed.
The element 'infPedReg' in namespace 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse' has invalid child element 'e101101' in namespace 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse'. List of possible elements expected: 'nPedRegEvento' in namespace 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse'.

Eu conversei com o provedor há umas 2 semanas e me informaram que estavam cientes, que estava na lista de correções deles, mas que não havia uma previsão.

Provedor: SimplISS

.

Postado

Consegui realizar o cancelamento

avaliei o manual disponibilizado pelo provedor e utilizando o método do provedor SimplISS (versão 2.03), enviando seguintes informações:

<CancelarNfseEnvio xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd">
<Pedido>
<InfPedidoCancelamento xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd" Id="Canc_20000000">
<IdentificacaoNfse>
<Numero>1497</Numero>
<CpfCnpj>
<Cnpj>00000000000000</Cnpj>
</CpfCnpj>
<InscricaoMunicipal>000</InscricaoMunicipal>
<CodigoMunicipio>4202404</CodigoMunicipio>
</IdentificacaoNfse>
<CodigoCancelamento>1</CodigoCancelamento>
</InfPedidoCancelamento>
</Pedido>
</CancelarNfseEnvio>

em anexo, XSD utilizado.

nfse.xsd

Postado
5 minutos atrás, Eduardo Birck disse:

Consegui realizar o cancelamento

avaliei o manual disponibilizado pelo provedor e utilizando o método do provedor SimplISS (versão 2.03), enviando seguintes informações:

<CancelarNfseEnvio xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd">
<Pedido>
<InfPedidoCancelamento xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd" Id="Canc_20000000">
<IdentificacaoNfse>
<Numero>1497</Numero>
<CpfCnpj>
<Cnpj>00000000000000</Cnpj>
</CpfCnpj>
<InscricaoMunicipal>000</InscricaoMunicipal>
<CodigoMunicipio>4202404</CodigoMunicipio>
</IdentificacaoNfse>
<CodigoCancelamento>1</CodigoCancelamento>
</InfPedidoCancelamento>
</Pedido>
</CancelarNfseEnvio>

em anexo, XSD utilizado.

nfse.xsd 44.31 kB · 0 downloads

Esse é referente ao cancelamento utilizando o serviço antigo, certo?
Não estou conseguindo fazer o cancelamento através do serviço novo, com o padrão na Nota Nacional.

Postado (editado)

O envio e cancelamento utilizando a url antiga + versão 2.03 estão funcionando.

O cancelamento ao qual me referi acima é o cancelamento de NFS-e´s enviadas utilizando o Padrão Nacional, na url nova.

.

Postado
1 hora atrás, Ramon Valentim disse:

No fim do ano passado a SEFAZ alterou o XSD com o tipo de evento de cancelamento.

PRE + chave NFSe (50 dígitos) + Tipo do evento (6 dígitos) + nPedRegEvento (3 dígitos)

Aparentemente a SEFAZ alterou esse XSD no final do ano para ser composto por 59 dígitos (retirando o nPedRegEvento do id):

O ACBr já foi alterado e está gerando o XML com 59 dígitos, mas o XSD de validação lá no provedor ainda está esperando o id com 62, aí gera o erro:

Eu conversei com o provedor há umas 2 semanas e me informaram que estavam cientes, que estava na lista de correções deles, mas que não havia uma previsão.

Isso faz muito sentido. É exatamente o problema que estou enfrentando!

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Ramon Valentim disse:

Acabei de testar enviando 62 caracteres no id e funcionou para Blumenau. Ao menos em homologação.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Genilto Vanzin disse:

Acabei de testar enviando 62 caracteres no id e funcionou para Blumenau. Ao menos em homologação.

Mas só funcionou em homologação.

Em produção: se mandar 59 caracteres ele dá erro de schema XSD. Se mandar 62 caracteres ele passa do erro e dá outro erro numa validação posterior dizendo que o ID é inválido. Resumindo, não funciona em produção.

• Membro Pro Verificado
Postado

Tentei fazer na sexta e estava com problema, entrei em contato com o suporte e disseram q estavam cientes e resolvendo, mais parece q não resolveram ainda

Postado
8 horas atrás, Marcel Mafra disse:

Tentei fazer na sexta e estava com problema, entrei em contato com o suporte e disseram q estavam cientes e resolvendo, mais parece q não resolveram ainda

Imaginei, pois também não consegui fazer funcionar em produção. Mas em homologação está funcionando quando mandamos o ID do evento com 62 posições.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.