Alexandre Felippeto Henzen Postado 6 Fevereiro Postado 6 Fevereiro Pessoal, desde o início desta semana começou a ocorrer a rejeição E0713 na emissão de NFS-e, porém somente no ambiente de homologação. Código: E0713 Mensagem: Para Não Optante, o indicador de informação de valor total de tributos e o valor percentual aproximado do total dos tributos da alíquota do Simples Nacional (%) não podem ser informados. Em outros tópicos, vi relatos de que o problema estaria relacionado ao preenchimento das seguintes tags: - Servico.Valores.totTrib.vTotTribFed - Servico.Valores.totTrib.vTotTribMun Ao preencher essas informações, a emissão passou a funcionar. Mas, isso acontece porque, dentro do método GerarXMLTotalTributos, quando esses valores estão preenchidos, a tag <indTotTrib> deixa de ser gerada — e aparentemente ela é o verdadeiro problema, pois não deveria ser informada dentro do grupo <totTrib> quando o contribuinte não é optante do Simples Nacional. Tentei definir indTotTrib = insSim para evitar o preenchimento da tag, mas nesse caso ocorre falha na validação do schema devido à ausência dos campos de total de tributos. Ao preencher os totais, o grupo passa a ser gerado assim: <!-- Valores apenas para exemplificar --> <totTrib> <vTotTribFed>0.24</vTotTribFed> <vTotTribMun>0.5</vTotTribMun> <vTotTribEst>0.0</vTotTribEst> </totTrib> Dessa forma, a nota é autorizada normalmente em homologação. O problema é que não encontrei documentação que explique: -Qual é o cálculo correto para cada um desses campos (vTotTribFed, vTotTribMun e vTotTribEst), ele é o total de quais campos exatamente? -Por que esses três campos devem ser informados quando o contribuinte não é optante do Simples e por que a tag <indTotTrib> não deve ser informada nesse caso. A alteração que fiz foi aplicada somente em homologação, como solução temporária para permitir a continuidade dos testes. Mas voces sabem se existe algum cronograma para que essa validação também seja aplicada em produção? Ou essa validação em homologação está incorreta e será ajustada futuramente? Se essa validação vier a ser aplicada em produção, preciso me planejar para implementar a solução corretamente. Se alguém tiver informações ou já tiver passado por essa situação, qualquer orientação será de grande ajuda.
Raphael Sanini Postado 9 Fevereiro Postado 9 Fevereiro bom dia, para mim no ambiente de produção começou a recusar com Método Executado: Gerar NFSe Parâmetros de Envio Numero do Lote: 328 Parâmetros de Retorno Data de Envio : 09/02/2026 Numero do Prot: Numero da Nota: Link : Código Verif. : Sucesso : False Erro(s): Código : E0713 Mensagem: Para Não Optante o indicador de informação de valor total de tributos e o valor percentual aproximado do total dos tributos da alíquota do Simples Nacional (%) não podem ser informados. Correção: Isso começou agora pela manhã pelo que notei.
Membro Pro Verificado modernasolucoes_28751 Postado 9 Fevereiro Membro Pro Verificado Postado 9 Fevereiro Tambem estou com essa situação. Exemplos de valores informados. Alguem conseguiu emitir para não optante pelo simples sem informar os impostos aproximados?
Membro Pro Verificado modernasolucoes_28751 Postado 9 Fevereiro Membro Pro Verificado Postado 9 Fevereiro 58 minutos atrás, modernasolucoes_28751 disse: Tambem estou com essa situação. Exemplos de valores informados. Alguem conseguiu emitir para não optante pelo simples sem informar os impostos aproximados? Pessoal, após preencher o Servico.Valores.totTrib.vTotTribFed com a soma dos impostos federais, a nota foi emitida. Os valores ficaram assim:
Membros Pro ncaldas Postado 9 Fevereiro Membros Pro Postado 9 Fevereiro Até sábado estava funcinando assim: [Valores] ValorServicos=138,72 ValorDeducoes=0 AliquotaDeducoes=0 DescontoIncondicionado=0 DescontoCondicionado=0 [tribMun] tribISSQN=1 cPaisResult= tpBM=1 nBM= vRedBCBM=0 pRedBCBM=0 tpSusp= nProcesso= tpImunidade= pAliq= tpRetISSQN= [tribFederal] CST= vBCPisCofins=0 pAliqPis=0 pAliqCofins=0 vPis=0 vCofins=0 tpRetPisCofins=1 vRetCP=0 vRetIRRF=0 vRetCSLL=0 NFCe-SUC.ini O que devo acrescentar , para o ACBr Monitor layout?
Matheus_Lira Postado 9 Fevereiro Postado 9 Fevereiro Prezados, Aqui conseguimos enviar a NFSe. Porém, tivemos que foçar a tag "vTotTribFed" sair de forma zerada. No meu caso, eu modifiquei o PadraoNacional.GravarXml.pas para forçar o envio mesmo que zerado. Porém teve outros desenvolvedores que fizeram da seguinte forma: Servico.Valores.totTrib.vTotTribFed := 0.0000001. Att, 1
Membros Pro ncaldas Postado 9 Fevereiro Membros Pro Postado 9 Fevereiro [totTrib] vTotTribFed=0 vTotTribEst=0 vTotTribMun=0 pTotTribFed=0 pTotTribEst=0 pTotTribMun=0 bote assim mas não deu certo
Lfm_ Postado 9 Fevereiro Postado 9 Fevereiro 28 minutos atrás, Matheus_Lira disse: Prezados, Aqui conseguimos enviar a NFSe. Porém, tivemos que foçar a tag "vTotTribFed" sair de forma zerada. No meu caso, eu modifiquei o PadraoNacional.GravarXml.pas para forçar o envio mesmo que zerado. Porém teve outros desenvolvedores que fizeram da seguinte forma: Servico.Valores.totTrib.vTotTribFed := 0.0000001. Att, Isso funcionou pra mim aqui 1
Membros Pro ncaldas Postado 9 Fevereiro Membros Pro Postado 9 Fevereiro Consegui reolsver Matheus_Lira, com sua dica. muito obrigaado !!!
ernesto.ricardo Postado 10 Fevereiro Postado 10 Fevereiro Bom dia pessoal, Também apliquei a Gambiarra para poder autorizar as notas. Vi que isso ocorreu porque houve uma alteração, pulbicada sábado e que entrou em produção na segunda. Publicada Nota Técnica SE/CGNFS-e nº 007 com Atualizações e Esclarecimentos — Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica Acredito que logo a equipe do ACBR deva liberar uma correção oficial 2
Membros Pro ncaldas Postado 10 Fevereiro Membros Pro Postado 10 Fevereiro @ernesto.ricardo obrigado pela informação. Fomos pegos todos de surpresa, mas graças a orientação recebida aqui no forum, conseguimos contornar a situação e voltamos a emitr a NFSe normalmente.
Membros Pro MiguelBento Postado 10 Fevereiro Membros Pro Postado 10 Fevereiro Boa tarde, Como ajustar no LIBNFSE? 1
Eric Bortoleto Postado 11 Fevereiro Postado 11 Fevereiro Boa tarde, @MiguelBento! Para corrigir no ACBrLibNFSe será necessária uma nova compilação da Lib após as alterações terem sido validadas e implementadas em nosso repositório. Eric Bortoleto Silva Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15) 97458-2412 Discord Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade! "Que vergonha é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força que sua mente é capaz” - Sócrates "Use a força, leia os fontes" - Daniel Simões Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil
Membros Pro MiguelBento Postado 11 Fevereiro Membros Pro Postado 11 Fevereiro pois é, estamos sem conseguir faturar, e com clientes tb sem faturar. qual previsão de liberar a na lib?
Consultores Italo Giurizzato Junior Postado 11 Fevereiro Consultores Postado 11 Fevereiro Bom dia a todos, Quem utiliza o componente, favor atualizar todos os fontes de todas as pastas, reinstale o ACBr e faça novos testes. Para quem utiliza o Monitor ou a Lib favor aguardar uma nova versão, que pode ser liberada ainda hoje. 1 Italo Giurizzato Junior Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC Analista de Sistemas / Araraquara-SP Araraquara - A era dos Trólebus
Alysson Rengel Postado 11 Fevereiro Postado 11 Fevereiro Em 09/02/2026 at 15:30, Matheus_Lira disse: Prezados, Aqui conseguimos enviar a NFSe. Porém, tivemos que foçar a tag "vTotTribFed" sair de forma zerada. No meu caso, eu modifiquei o PadraoNacional.GravarXml.pas para forçar o envio mesmo que zerado. Porém teve outros desenvolvedores que fizeram da seguinte forma: Servico.Valores.totTrib.vTotTribFed := 0.0000001. Att, Aqui funcionou para mim também. 1
Eric Bortoleto Postado 11 Fevereiro Postado 11 Fevereiro 1 hora atrás, MiguelBento disse: pois é, estamos sem conseguir faturar, e com clientes tb sem faturar. qual previsão de liberar a na lib? Bom dia, @MiguelBento! Solicitamos uma nova compilação agora, quando sair a próxima versão te peço para testar por gentileza. Imagino que já vá contemplar. Eric Bortoleto Silva Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15) 97458-2412 Discord Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade! "Que vergonha é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força que sua mente é capaz” - Sócrates "Use a força, leia os fontes" - Daniel Simões Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil
Alexandre Felippeto Henzen Postado 11 Fevereiro Autor Postado 11 Fevereiro 3 horas atrás, Italo Giurizzato Junior disse: Bom dia a todos, Quem utiliza o componente, favor atualizar todos os fontes de todas as pastas, reinstale o ACBr e faça novos testes. Para quem utiliza o Monitor ou a Lib favor aguardar uma nova versão, que pode ser liberada ainda hoje. Eu atualizei o acbr localmente, mas percebi que nada foi alterado dentro do arquivo PadraoNacional.GravarXML com relação ao total dos tributos, ou á algo desse problema. Nos schemas nada foi alterado com relação á isso também. Deixa eu entender, teve alguma mudança nas atualizações que corrige esse problema? Sem que a gente precise fazer esse contorno de preencher as tags com algum valor : - Servico.Valores.totTrib.vTotTribFed - Servico.Valores.totTrib.vTotTribMun Por que hoje pra funcionar, é necessário preencher uma delas e não pode passar 0, mesmo que nao tenha valores de tributos. Conforme o pessoal falou em comentarios anteriores, é necessário preencher com 0,000001 ao menos para funcionar na validação do ACBr. Com a atualização vai corrigir isso? Não será mais necessário enviar essas tags com o 0,000001 quando for 0? Eu criei o topico na semana passada, pois só estava tendo o prbolema em homologação e nessa semana começou a ter o mesmo problema em produção. Mas a questão principal é essa regra do acbr que obriga a gente a preencher essa tags com 0,000001. E conforme print do arquivo atualizado, isso ainda acontece. Ainda é obrigatorio preencher as tags de vTotTribFed ou vTotTribEst ou vTotTribMun, alguma delas precisa estar maior que zero para que funcione a emissão e não caia no preenchimento da tag indTotTrib. Isso vai ficar assim? O que muda com essa atualização que voce solicitou ? 1
Alysson Rengel Postado 11 Fevereiro Postado 11 Fevereiro (editado) 3 horas atrás, Italo Giurizzato Junior disse: Bom dia a todos, Quem utiliza o componente, favor atualizar todos os fontes de todas as pastas, reinstale o ACBr e faça novos testes. Para quem utiliza o Monitor ou a Lib favor aguardar uma nova versão, que pode ser liberada ainda hoje. Boa tarde @Italo Giurizzato Junior atualizado reinstalado, mas permaneceu igual, conforme relato do colega @Alexandre Felippeto Henzen não encontrei alteração nas tags mencionadas. Editado 11 Fevereiro por Alysson Rengel
Membros Pro cezar.sakugawa Postado 11 Fevereiro Membros Pro Postado 11 Fevereiro Pessoal, mesmo problema por aqui.... alguma novidade? Atualizei a lib faz uns 30 min.
Francis Silva Postado 11 Fevereiro Postado 11 Fevereiro (editado) Estou com o mesmo problema. Até ontem, 10/02/2026, as notas foram autorizadas com sucesso, mas hoje, 11/02/2026, o emissor Nacional deve ter atualizado alguma regra e passou a rejeitar. <totTrib> <indTotTrib>0</indTotTrib> </totTrib> Ë um comportamento que o ACBr apresenta desde que implementei esse tipo de nota, lá no final de 12/2025. Quanto existe algum tributo federal (como IR, PIS, COFINS, ou CSLL) ou municipal (ISS), esse grupo sai os totais federal. municipal ou estadual (conforme o caso) e sai o total dos tributos. Mas quando não existe nenhum tributo, em qualquer uma das 3 esferas, ele sempre saiu com apenas o total zerado, igual acima, e não dava erro até ontem. Agora passou a dar erro. Se não existir nenhum tributo federal, estadual ou municipal informado, esse grupo sequer deve constar no XML. Editado 11 Fevereiro por Francis Silva
Francis Silva Postado 12 Fevereiro Postado 12 Fevereiro Acabei de atualizar a revisão 44783 e o problema ainda existe. Realmente fizeram um ajuste no código, para só incluir se a soma dos tributos for maior que zero, mas o problema é justamente no último ELSE quando os tributos estão zerados: function TNFSeW_PadraoNacional.GerarXMLTotalTributos: TACBrXmlNode; begin Result := CreateElement('totTrib'); if (NFSe.Servico.Valores.totTrib.vTotTribFed > 0) or (NFSe.Servico.Valores.totTrib.vTotTribEst > 0) or (NFSe.Servico.Valores.totTrib.vTotTribMun > 0) then Result.AppendChild(GerarXMLValorTotalTributos) else begin if (NFSe.Servico.Valores.totTrib.pTotTribFed > 0) or (NFSe.Servico.Valores.totTrib.pTotTribEst > 0) or (NFSe.Servico.Valores.totTrib.pTotTribMun > 0) then Result.AppendChild(GerarXMLPercentualTotalTributos) else begin if NFSe.Servico.Valores.totTrib.pTotTribSN > 0 then Result.AppendChild(AddNode(tcDe2, '#1', 'pTotTribSN', 1, 5, 1, NFSe.Servico.Valores.totTrib.pTotTribSN, '')) else begin if NFSe.Servico.Valores.totTrib.indTotTrib <> indSim then Result.AppendChild(AddNode(tcStr, '#1', 'indTotTrib', 1, 1, 1, indTotTribToStr(NFSe.Servico.Valores.totTrib.indTotTrib), '')); end; end; end; end; É este trecho, do arquivo PadraoNacional.GravarXml.pas, que está causando o erro: else begin if NFSe.Servico.Valores.totTrib.indTotTrib <> indSim then Result.AppendChild(AddNode(tcStr, '#1', 'indTotTrib', 1, 1, 1, indTotTribToStr(NFSe.Servico.Valores.totTrib.indTotTrib), '')); end; ENTÃO a dica que deram aqui neste tópico, mesmo que pareça estranha, deve resolver o problema por enquanto: NFSe.Servico.Valores.totTrib.indTotTrib:= indSim;
Consultores valterpatrick Postado 12 Fevereiro Consultores Postado 12 Fevereiro Foi criada a tarefa ACBR-8970 para análise do caso e parecer por parte da equipe de consultores. Qualquer novidade será divulgada aqui no tópico. Valter Patrick Gerente de Projetos na empresa CTEC Consultor ACBr (33)98400-0936 GitHub: https://github.com/valterpatrick Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Discord
Francis Silva Postado 12 Fevereiro Postado 12 Fevereiro 2 minutos atrás, valterpatrick disse: Foi criada a tarefa ACBR-8970 para análise do caso e parecer por parte da equipe de consultores. Qualquer novidade será divulgada aqui no tópico. Então, quando eles forem analisar, tem mais uma situação: NEM SEMPRE remover totalmente a tag <totTrib> <indTotTrib>0</indTotTrib> </toTtrib> vai resolver o problema. No meu caso específico não resolveu. Isso porque somos IMUNES ao ISS de acordo com a constituição federal (atividade de jornais). Então nós precisamos informar essa imunidade na tributaçãp do serviço, conforme o exemplo abaixo: <tribMun> <tribISSQN>2</tribISSQN> <tpImunidade>4</tpImunidade> <tpRetISSQN>1</tpRetISSQN> </tribMun> Quando eu tenho qualquer tag de tributo gerada (tribMun, tribEst, tribFed), ele exige a presença do totalizador <totTrib>, e dentro desse totalizador, ele exige também o total de um dos 3 impostos (federal, estadual ou municipal). Como o ACBr só imprime os totais se pelo menos um deles for maior que zero, eu precisei de abrir mão de mais uma artimanha para resolver o meu problema: NFSe.Servico.Valores.totTrib.indTotTrib:= indSim; // Para OCULTAR o <indTotTrib>0</indTotTrib> quando os totais estiverem zerados NFSe.Servico.Valores.totTrib.vTotTribMun := 0.0000001; // Artimanha para o valor ser maior que zero, passar na validação, e depois ser arredondado para ZERO. Dessa forma, o ACBr gerou o XML, mantendo as informações da minha imunidade, e informando o total dos tributos todos zerados. E a nota fiscal foi autorizada com sucesso. <valores> <vServPrest> <vServ>559.50</vServ> </vServPrest> <trib> <tribMun> <tribISSQN>2</tribISSQN> <tpImunidade>4</tpImunidade> <tpRetISSQN>1</tpRetISSQN> </tribMun> <totTrib> <vTotTrib> <vTotTribFed>0.00</vTotTribFed> <vTotTribEst>0.00</vTotTribEst> <vTotTribMun>0.00</vTotTribMun> </vTotTrib> </totTrib> </trib> </valores> 1
Alexandre Felippeto Henzen Postado 12 Fevereiro Autor Postado 12 Fevereiro Pessoal, fiquei com uma duvida, voces sempre estão passando os valores zerados, ou apenas quando os totais dos tributos realmente resultam em 0. Pelo que entendi nos meus testes, o calculo desses campos ainda não está sendo validado, pode ser passado qualquer valor. Então estão realmente realizando a soma: vTotTribFed = Total INSS + IR + CSLL + PIS + COFINS vTotTribMun = Total ISS Eu até mencionei em comentários anteriores sobre a minha preocupação de qual é o calculo correto para essas tags, pois hoje a sefaz nao valida o valor passado. Mas voces estão sempre passando o valor 0? Ou somente quando nao tem valores dos impostos mesmo?
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora