Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Lei Da Transparencia - Icms.vtottrib


Gr@c@
  • Este tópico foi criado há 2386 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

O campo vTotTrib foi criado na tag imp. Segundo a NT 2013.004, "este novo campo visa atender a Lei da Transparência e deverá ser preenchido pelos contribuintes somando-se o valor de ICMS informado nos grupos ICMS ou ICMSComp".

Já na NT 2013.005 cita

"Apresentação no DACTE dos valores aproximados correspondentes a totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influa na formação do respectivo preço de venda,atendendo o disposto na Lei citada;"

Quer dizer que no CT-e o unico imposto que irá compor a Lei da Transparência é o ICMS?

E os impostos PIS e COFINS e outros impostos municipais pagos pelas transportadoras ?

 

Qual seria a melhor forma de calcular o vTotTrib por CT-e? 

Editado por Gr@c@
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Graça,

 

As duas NT nos deixa confuso, não sei se estou certo, mas vou colocar aqui a minha interpretação, lembrando que devemos consultar um bom contador para apontar o correto.

 

NT 2013/005 diz: "Apresentação no DACTE dos valores aproximados correspondentes a totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influa na formação do respectivo preço de venda,atendendo o disposto na Lei citada;"

 

NT 2013/004 diz: "este novo campo visa atender a Lei da Transparência e deverá ser preenchido pelos contribuintes somando-se o valor de ICMS informado nos grupos ICMS ou ICMSComp"

 

Minha interpretação: devemos informar ao campo vTotTrib os valores aproximados correspondentes a totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais somando-se o valor de ICMS informado nos grupos ICMS ou ICMSComp.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Olá,

  Alguma novidade sobre este assunto?

 

  Vi que existe a tag "vTotTrib" filha da tag´s "ICMS" e "ICMSComp".

  Será que é só somar os ICMS.ICMSXX.vICMS e colocar no ICMS.vTotTrib e somar os ICMSComp.ICMSXX.vICMS colocar no ICMS.vTotTrib??

 

  Terá que imprimir isso no DACTE?

 

at+++

Carlos H. Marian

Analista de Sistemas

|/-\|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Carlos,

 

Quanto a impressão, sim tem que ser impresso no DACTE, por favor leia a NT 2013/005 que trata desse assunto.

 

Quanto ao valor atribuido ao vTotTrib é outra questão.

 

Segundo as NT 2013/004 e NT 2013/005, nos deixa com duvidas pois uma diz uma coisa e a outra diz algo um tanto diferente.

 

Mas acredito que o valor atribuido a tag não é apenas a soma do valor vICMS, pois só temos no XML apenas um vICMS neste caso o vTotTrib seria igual a vICMS.

 

Portanto, te aconselho consultar um bom contador.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Estabelecimento que vende não é o que transporta a mercadoria, ele contrata uma transportadora para fazer o transito da mercadoria.

 

Quando este estabelecimento vende, ele registra o valor do frete na NF-e, faz o registro da entrada, credita o valor do imposto pelo que foi emitido pela transportadora, com isso a empresa não tem o custo de frete, pois quem paga é o cliente. Todo o valor de imposto do frete pago na nota será abatido pelo valor de crédito recebido na contratação do Frete.

 

Reflexão:

 

Se o que vai para o cliente é a Nota Fiscal, nela já está o valor do Frete, logo no Valor dos Tributos já vai estar contido o tributo do frete também, quem saiba é por isso que não pode se registrar o valor do PIS e COFINS no Conhecimento de Transporte.

 

Concordam com esta reflexão?

Editado por AlexandreADC

Alexandre De Carli,
Gerente de Projetos na empresa Econtabil Software.


email: [email protected]
site: http://www.extremeprogramming.wordpress.com
Pato Branco - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Alexandre,

 

Eu discordo do que esta escrito no segundo paragrafo:

 

"Quando este estabelecimento vende, ele registra o valor do frete na NF-e, ..."

 

Se o estabelecimento vende e contrata uma transportadora para realizar o transporte da mercadoria vendida e quem vai pagar pelo frete é o cliente, neste caso na NF-e de venda não consta o frete, pois o cliente vai receber dois documentos:

 

A nota no caso a NF-e e

O Conhecimento ou CT-e.

 

O cliente no caso vai pagar o valor contido na nota pois refere-se a compra da mercadoria e o valor contido no conhecimento pois refere-se ao frete.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo em caso de CIF Italo?

 

Por exemplo: Compro um produto na internet, eles estipulam o valor do frete na hora da venda, e é acrecido este valor no pagamento, quem contrata o frete neste caso é a loja, então o Frete sai em nome dele.

Alexandre De Carli,
Gerente de Projetos na empresa Econtabil Software.


email: [email protected]
site: http://www.extremeprogramming.wordpress.com
Pato Branco - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Alexandre,

 

É por ai, a transportadora vai cobrar da loja o valor do frete, como existe uma tabela pré definida entre a transportadora e a loja, ela tem condições de calcular o valor do frete e cobrar do cliente.

 

Na verdade que paga o frete é a loja e o cliente a reembolsa.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade são pouquíssimos os casos de Transferência de Créditos de PIS e COFINS no frete, e quando tem é só entre pessoas Jurídicas como no caso do CIF que a empresa contrata para a entrega das mercadorias.

 

Por favor, me corrija se estou errado...

Editado por AlexandreADC

Alexandre De Carli,
Gerente de Projetos na empresa Econtabil Software.


email: [email protected]
site: http://www.extremeprogramming.wordpress.com
Pato Branco - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde,

 

Com relação ao valor dos impostos exibido no DACTE, vocês fazem uso da tabela IBPT para o cálculo ou apenas exibem o valor informado na tab <cTotTrib> ?

 

Já que existe vários itens relacionados à Serviço de transporte na tabela.

 

No emissor do governo existe apenas um campo livre para preenchimento, mas desta forma, deixando na mão do usuário fica muito vulnerável a erros na minha opinião.

 

Atenciosamente.

Editado por Wislei de Brito Fernandes
  • Curtir 1

Saudações,

Wislei de Brito Fernandes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Consultores

Boa noite a todos,

 

Deve-se utilizar a tabela IBPT para calcular o vTotTrib.

 

No meu entendimento temos que aplicar o percentual em cima do valor total da prestação do serviço para obter o vTotTrib.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Boa noite,

Tenho uma duvida sobre a lei da transparência.

Tenho um cliente que é uma transportadora de combustível, hoje ela só transporta para dentro do estado do RJ, o combustível para dentro do estado é isento de ICMS.

 

Como vou calcular o valor do imposto para lei transparência?

 

Atenciosamente,

Marco Antônio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa noite,

Tenho uma duvida sobre a lei da transparência.

Tenho um cliente que é uma transportadora de combustível, hoje ela só transporta para dentro do estado do RJ, o combustível para dentro do estado é isento de ICMS.

 

Como vou calcular o valor do imposto para lei transparência?

 

Atenciosamente,

Marco Antônio.

é venda para consumidor final?

a lei da transparência é para venda final e não para venda a contribuinte ICMS

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Marco,

 

O valor do vTotTrib não é calculado com base no valor do ICSM da respectiva prestação de serviço e sim com base no valor da prestação (frete).

 

Supondo que pela tabela do IBPT o percentual é de 5% e o valor da prestação (frete) é de R$ 100,00 o vTotTrib será R$ 5,00, ou seja, 5% de R$ 100,00.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Consultores

Bom dia André,

 

Na pasta ...\Exemplos\ACBrIBPTax\tabela você encontra uma tabela para cada UF.

 

Alem dos produtos os serviços também possui um código NCM, por exemplo o código 1050113 ( UF = SP ) se refere a Serviços de transporte rodoviário de carga geral.

 

As alíquotas são:

 

Nacional Federal = 13.45%

Importados Federal = 14.05%

Estadual = 0.00%

Municipal = 2.45%

 

Para calcular o valor aproximado dos tributos federias basta calcular o percentual 13,45 ou 14,05 (depende da situação) sobre o valor total da prestação (frete), idem para os tributos estaduais e municipais, exemplo:

 

Valor do frete R$ 500,00

 

Nacional Federal = 500 * 13,45 % = R$ 67,25

ou

Importados Federal = 500 * 14,05 % = R$ 40,25

 

Estadual = 500 * 0,00 % = R$ 0,00

Municipal = 500 * 2,45 % = R$ 12,25

 
Eu faço desta forma, se por acaso estiver errado, por favor me corrigem.
  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo,

 

já utilizo a tabela do IBPT para NFe, que no caso é pelo NCM de cada produto,

mas no caso de prestação de serviço que é o caso do CTe, na tabela IBPT devemos utilizar NBS em vez do NCM que é para serviços,

mas como você faz para saber qual código NBS pegar para realizar o calculo?

 

E o valor de ICMS quando tem devemos somar aos tributos calculados pela tabela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

André,

 

A coluna onde encontra-se o código NCM é a mesma que esta o NBS.

 

Qual é o código, tem haver com o tipo de serviço, eu procurei por transporte rodoviário, se for transporte ferroviário o código é outro.

 

Se for transporte rodoviário de cargas vivas é outro, e assim por diante, portanto tem que ver a descrição do mesmo.

 

O valor do ICMS calculado e destacado no CT-e não entra no calculo dos valores aproximados dos tributos.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá Boa noite, Prezados senhores este tópico já esta antigo porém como não esta fechado e o assunto é pertinente a ele optei por não criar um novo para o mesmo assunto, então estou finalizando meu aplicativo para CT-e e esta questão de como calcular este imposto e vejo que quase se chegou a uma conclusão pela tabela do IBPT contudo nosso colega aqui o Juliomar em Dez/2014 falou que esta tabela é para consumidor final e achei isto bem relevante.

Meu aplicativo esta hoje em Homologação em uma empresa que não é participante do Simples e hoje acredito que 99,9999% só transporta para dentro do estado e que neste serviço com CFOP 5353- Prest. Serviço Transporta para estabelecimento Comercial o ICMS é isento.

Como calcular então o valor vTotTrib ?

Neste caso vai o total da prestação do serviço com os impostos federais, estaduais e ou municipais que a empresa paga?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, rlira disse:

Olá Boa noite, Prezados senhores este tópico já esta antigo porém como não esta fechado e o assunto é pertinente a ele optei por não criar um novo para o mesmo assunto, então estou finalizando meu aplicativo para CT-e e esta questão de como calcular este imposto e vejo que quase se chegou a uma conclusão pela tabela do IBPT contudo nosso colega aqui o Juliomar em Dez/2014 falou que esta tabela é para consumidor final e achei isto bem relevante.

Meu aplicativo esta hoje em Homologação em uma empresa que não é participante do Simples e hoje acredito que 99,9999% só transporta para dentro do estado e que neste serviço com CFOP 5353- Prest. Serviço Transporta para estabelecimento Comercial o ICMS é isento.

Como calcular então o valor vTotTrib ?

Neste caso vai o total da prestação do serviço com os impostos federais, estaduais e ou municipais que a empresa paga?

 

Bom dia.
Em primeiro lugar vamos entender o seguinte: Os impostos são regidos por princípios, e dentre estes o da transparência, previsto na Constituição Federal de 1988 em seu Art. 150 § 5º.   "A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços".

Neste sentido, o ICMS que é uma espécie de tributo, também é regido por estes princípios. A Lei 12.741, em seu Art. 1º estabelece que deverá constar dos documentos fiscais ou equivalentes na venda para o consumidor. A Lei não estabeleceu quem é esse consumidor, se final ou não, assim sendo, consumidor é todo destinatário do produto ou serviço, não havendo distinção entre eles.

Para o cálculo do tributo, a tabela do IBPT, já possui os percentuais relativos aos impostos federais, estaduais e municipais a serem aplicados de acordo com o NCM do produto, ou seja, é com base no NCM do produto que a média dos impostos serão calculados.

Atenciosamente,

 

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Agnaldo bom dia.

Prezado logo de inicio você com poucas palavras tirou a "cortina" que estava na frente, muito grato, posso então de posse da tabela fazer uso de seu percentual sem me preocupar com alguma regra de tributação interna do meu sistema ( ICMS da minha prestação que no caso é isento), entendendo que no percentual desta tabela já estão inclusos todos os possíveis impostos, só fazer a conta com base no valor da minha prestação.

Meu caro se for isto muito obrigado, vou executar localizando o NCM correto do meu "Produto" e validar com o contador. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia rlira,

É exatamente isso que você deve fazer.

Outra coisa, lembre-se que se trata do valor aproximado dos totais dos tributos, sendo assim não se preocupe.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2386 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...