Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Percentual de Mora/Juros no arquivo de remessa - Bancoob/Sicoob - CNAB 400

Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 2505 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Prezados(as) colegas,

Encontrei um problema ao gerar o arquivo de remessa do banco sicoob/bancoob utilizando o layout C400.

Ocorre que no layout do banco (arquivo xls em anexo) na posição 161 a 166 do registro Detalhe, deve ser enviado percentual de Mora/Juros, no entanto está sendo passado o Valor de Mora/Juros como segue trecho do código encontrado na linha 375 do arquivo ACBrBancoBancoob.pas:

...

...
IntToStrZero( Round( (ValorMoraJuros * 30) *10000 ), 6), +
...

Alternativamente tentei passar o percentual ao dia para que na rotina ao multiplicar o valor por 30 conseguiria chegar no percentual ao mês, mas como a propriedade ValorMoraJuros é Currency o valor recalculado não corresponderia ao correto. Para exemplificar tomemos por exemplo uma taxa de 2% ao mês:

Taxa Mês: 2%

Taxa Dia: = 2/30*100 = 0,0666666667

Se eu passar esse valor para a propriedade ValorMoraJuros, por ser Currency, o mesmo será arredondado para 4 decimais ficando 0,0667 fazendo com que o valor resultante não seja exatamente os 2%.

Encontrei um post anterior de 2014 (abaixo) que relata sobre o assunto, mas o mesmo pelo que vi não foi disponibilizado no trunk, mas mesmo assim, pelo que verifiquei ainda cairia no problema da limitação do Currency possuir apenas 4 decimais.

Diante do exposto, gostaria da opinião de vocês sobre como contornar esta situação. Se necessário alguma alteração estou disposto a contribuir. Desde já deixo minha sugestão que seria passar o valor '2' para a propriedade CodigoMora e passar a taxa mensal na propriedade ValorMoraJuros, implementando a seguinte alteração no arquivo ACBrBancoBancoob.pas:

...
IfThen(CodigoMora = '2',
IntToStrZero( Round( ValorMoraJuros *10000 ), 6),
IntToStrZero( Round( (ValorMoraJuros * 30) *10000 ), 6) ), +
...

Aguardo sugestões e opiniões de todos e dos moderadores do projeto.

Grato

Layouts para troca de informações.xls

Postado

Bom dia, neste caso a função Round deveria arredondar o valor fazendo com que ele seja exatamente o valor dos 30 dias ( * 30).

Fiz alguns testes e para valores sem centavos (ex: 100,00 / 250,00 / 300,00) funciona beleza, já com valores com centavos ele arredonda errado mesmo.

• 3 semanas depois ...
Postado

Bom dia.

Analisando aqui, percebi que no caso do CNAB 400 não é levado em conta o CodigoMora, sendo assim fiz uma adaptação na Procedure GerarRegistroTransacao400 para usar o CódigoMora. 

{ Juros }
     if (ValorMoraJuros > 0) and (CodigoMora = '') then
       CodigoMora := '1'
     else if (ValorMoraJuros = 0) and (CodigoMora = '') then
       CodigoMora := '0';

if CodigoMora = '0' then
       ValorMora := PadLeft('', 15, '0')
     else if CodigoMora = '1' then
       ValorMora := IntToStrZero( Round( (((ValorMoraJuros * 100) / ValorDocumento) * 30) * 10000), 6)
     else if CodigoMora = '2' then
       ValorMora := IntToStrZero( Round( (ValorMoraJuros * 30) *10000 ), 6);

No caso do CodigoMora ser igual a '1', eu faço uma regra de 3 usando o ValorMoraJuros e o ValorDocumento para pegar o % de juros por dia, e após isso multiplico por 30 para pegar a taxa mensal.

No caso do CodigoMora ser igual a '2' eu mantive o código que era passado anteriormente.

Pra mim serviu a alteração, mas não sei se é aplicável para todos os usuários do componente,

Analisem aí e vejam o que acham.

Obrigado.

• 3 meses depois ...
  • Membros Pro
Postado

Boa tarde!

Estou tendo um problema com a remessa do banco sicoob. Eu estou informando o CodigoMora = 2 e no boleto está sendo informado 0,0333% por dia de atraso. Só que nas posições 161 a 166, está informada a cobrança de juros de 14,0760% ao mês.

Alguém tem alguma idéia do que pode estar gerando essa divergência?

Atenciosamente

Társis Francke Ferreira

Postado
48 minutos atrás, Gandalf disse:

Boa tarde!

Estou tendo um problema com a remessa do banco sicoob. Eu estou informando o CodigoMora = 2 e no boleto está sendo informado 0,0333% por dia de atraso. Só que nas posições 161 a 166, está informada a cobrança de juros de 14,0760% ao mês.

Alguém tem alguma idéia do que pode estar gerando essa divergência?

Atenciosamente

Társis Francke Ferreira

Boa tarde @Gandalf!

Você está passando o mesmo valor para a propriedade CodigoMora e ValorMoraJuros ao gerar o boleto e ao gerar o arquivo de remessa (CNAB 400)? Esses valores que vc mostrou realmente estão muito divergentes. Se não me engano o Sicoob exige o percentual de mora/juros ao dia nessa posição, por isso fiz aquela alteração no arquivo ACBrBancoBancoob.pas:

...
IfThen(CodigoMora = '2',
IntToStrZero( Round( ValorMoraJuros *10000 ), 6),
IntToStrZero( Round( (ValorMoraJuros * 30) *10000 ), 6) ), +
...

Lembre-se que a propriedade ValorMoraJuros é Currency, então mesmo que você passe valores com mais de 4 decimais ele vai considerar apenas 4.

Postado
Em 25/05/2017 at 09:17, brsamn disse:

Bom dia.

Analisando aqui, percebi que no caso do CNAB 400 não é levado em conta o CodigoMora, sendo assim fiz uma adaptação na Procedure GerarRegistroTransacao400 para usar o CódigoMora. 

{ Juros }
     if (ValorMoraJuros > 0) and (CodigoMora = '') then
       CodigoMora := '1'
     else if (ValorMoraJuros = 0) and (CodigoMora = '') then
       CodigoMora := '0';

if CodigoMora = '0' then
       ValorMora := PadLeft('', 15, '0')
     else if CodigoMora = '1' then
       ValorMora := IntToStrZero( Round( (((ValorMoraJuros * 100) / ValorDocumento) * 30) * 10000), 6)
       ValorMora := IntToStrZero( Round( (ValorMoraJuros * 30) *10000 ), 6);

No caso do CodigoMora ser igual a '1', eu faço uma regra de 3 usando o ValorMoraJuros e o ValorDocumento para pegar o % de juros por dia, e após isso multiplico por 30 para pegar a taxa mensal.

No caso do CodigoMora ser igual a '2' eu mantive o código que era passado anteriormente.

Pra mim serviu a alteração, mas não sei se é aplicável para todos os usuários do componente,

Analisem aí e vejam o que acham.

Obrigado.

Boa tarde @brsamn! Precisei fazer uma alteração semelhante a essa também. O único detalhe é que você percebeu se no layout que você usou como base deve ser passado o percentual ao mês ou ao dia? No meu caso o percentual era ao dia, então quando o CodigoMora = "2" eu simplesmente faço:

IntToStrZero( Round( ValorMoraJuros *10000 ), 6)

não multiplico por 30.

Abraços!

• Membros Pro
Postado (editado)

Pelo que vi, os bancos estão fazendo um balaio de gato com o formato destes campos. Não sei se isso vai se regularizar após a estabilização desta nova plataforma de cobrança, espero que sim.

Tenho 2 observações a fazer:

01. Acredito que há um erro no layout da remessa CNAB240 (Na linha 825 da unit ACBrBoletoBancoob.pas):

ValorMora := IntToStrZero(Round(ValorMoraJuros * 10000), 15);

A multiplicação, quando CodigoMora=2 não deveria ser por 10000 (assim como é feita no layout 400) e sim por 100, pois, segundo manual (em XLS) do Sicoob de 24/02/2017 este campo deve estar no formato abaixo para remessa CNAB240:

"Juros de Mora por Dia/Taxa ao Mês
Valor = R$ ao dia
Taxa = % ao mês
Ex: 0000000000220 = 2,20%; Ex: 0000000001040 = 10,40%"

Já a CNAB400 fica assim:

"Taxa de mora mês
Ex: 022000 = 2,20%"

Este sim, deve ser multiplicado por 10000.

Tive que utilizar CodigoMora=1 que é em R$ / dia.

Em anexo envio o manual do Sicoob datado de 24/02/2017.

02. Tive que fazer uma adaptação na geração do meu arquivo de remessa para o Sicoob (Fiz no meu ERP), mas poderia ser feito no ACBrBoletoBancoob para ajudar mais pessoas.

Minha adaptação (pode ser que ajude mais alguém):

No momento de alimentar o ACBrBoleto1.Titulos

CodigoMora := '1';
                case ACbrBoleto1.Banco.TipoCobranca of                 
                 cobBancoob :
                  begin
                    //Se estiver gerando remessa então faz o tratamento especifico do campo ValorMoraJuros
                    if (bGerarRemessa) and (FdmBoleto.qrCedenteTAXA_JUROS.AsFloat<>0) then
                    begin
                      if FdmBoleto.ACBrBoleto1.LayoutRemessa=c400 then
                      begin
                        //0=Isento, 1=Valor por dia, 2=Taxa mensal
                        //Obs: Até 15/09/2017 este campo CodigoMora só era usado no layout 240 na unit ACBrBancoBancoob, mas já coloco nos dois por segurança
                        CodigoMora:= '2';
                        ValorMoraJuros := FdmBoleto.qrCedenteTAXA_JUROS.AsFloat/30 //Divido por 30 aqui por que na unit ACBrBancoBancoob/cnab400 ele multiplica por 30
                      end else
                      if FdmBoleto.ACBrBoleto1.LayoutRemessa=c240 then
                      begin
                        CodigoMora := '1'; //0=Isento, 1=Valor por dia, 2=Taxa mensal
                        ValorMoraJuros := StrToFloat(FormatFloat('###,##0.00',ValorDocumento * (FdmBoleto.qrCedenteTAXA_JUROS.AsFloat / 30 /100) ));  //Juros armazenado sempre mensal e em percentual
                      end;
                    end;
                  end;

end;

Para padronizar e evitar maiores problemas futuros, minha sugestão seria o ACBrBoleto forçar nós desenvolvedores a enviar um formato específico no campo "ValorMoraJuros" (podendo ser em %/mês ou em R$ ao dia por exemplo). E o campo CodigoMora seria preenchido de acordo a necessidade (e disponibilidade de cada banco).  Um exemplo seria remover este campo e criar um novo que deixe explicito o formato exigido: "PercentualJurosAoMes" (Nos tratamentos seria fácil transformar em R$/dia, %/dia, ou R$/mês) , e tornaria obrigatório o preenchimento do CodigoMora (mesmo se em algumas remessas não utilizar, o ACBr usaria).
Assim o ACBrBoleto poderia, em cada unit de cada banco, fazer os tratamentos necessários (Na impressão e na geração das remessas).
(Não sei se estão entendo o que quero dizer)

Sicoob_Layouts_para_troca_de_informacões_Fev_2017.xls

Editado por maiconsaraiva
  • 2 meses depois ...
  • Moderadores
Postado (editado)

Pessoal, como ficou essa questão? Está dando problema serio no pagamento via internet. 

Em 15/09/2017 at 18:44, maiconsaraiva disse:

Pelo que vi, os bancos estão fazendo um balaio de gato com o formato destes campos. Não sei se isso vai se regularizar após a estabilização desta nova plataforma de cobrança, espero que sim.

Tenho 2 observações a fazer:

01. Acredito que há um erro no layout da remessa CNAB240 (Na linha 825 da unit ACBrBoletoBancoob.pas):

ValorMora := IntToStrZero(Round(ValorMoraJuros * 10000), 15);

A multiplicação, quando CodigoMora=2 não deveria ser por 10000 (assim como é feita no layout 400) e sim por 100, pois, segundo manual (em XLS) do Sicoob de 24/02/2017 este campo deve estar no formato abaixo para remessa CNAB240:

"Juros de Mora por Dia/Taxa ao Mês
Valor = R$ ao dia
Taxa = % ao mês
Ex: 0000000000220 = 2,20%; Ex: 0000000001040 = 10,40%"

Já a CNAB400 fica assim:

"Taxa de mora mês
Ex: 022000 = 2,20%"

Este sim, deve ser multiplicado por 10000.

Tive que utilizar CodigoMora=1 que é em R$ / dia.

Em anexo envio o manual do Sicoob datado de 24/02/2017.

02. Tive que fazer uma adaptação na geração do meu arquivo de remessa para o Sicoob (Fiz no meu ERP), mas poderia ser feito no ACBrBoletoBancoob para ajudar mais pessoas.

Minha adaptação (pode ser que ajude mais alguém):

No momento de alimentar o ACBrBoleto1.Titulos

CodigoMora := '1';
                case ACbrBoleto1.Banco.TipoCobranca of                 
                 cobBancoob :
                  begin
                    //Se estiver gerando remessa então faz o tratamento especifico do campo ValorMoraJuros
                    if (bGerarRemessa) and (FdmBoleto.qrCedenteTAXA_JUROS.AsFloat<>0) then
                    begin
                      if FdmBoleto.ACBrBoleto1.LayoutRemessa=c400 then
                      begin
                        //0=Isento, 1=Valor por dia, 2=Taxa mensal
                        //Obs: Até 15/09/2017 este campo CodigoMora só era usado no layout 240 na unit ACBrBancoBancoob, mas já coloco nos dois por segurança
                        CodigoMora:= '2';
                        ValorMoraJuros := FdmBoleto.qrCedenteTAXA_JUROS.AsFloat/30 //Divido por 30 aqui por que na unit ACBrBancoBancoob/cnab400 ele multiplica por 30
                      end else
                      if FdmBoleto.ACBrBoleto1.LayoutRemessa=c240 then
                      begin
                        CodigoMora := '1'; //0=Isento, 1=Valor por dia, 2=Taxa mensal
                        ValorMoraJuros := StrToFloat(FormatFloat('###,##0.00',ValorDocumento * (FdmBoleto.qrCedenteTAXA_JUROS.AsFloat / 30 /100) ));  //Juros armazenado sempre mensal e em percentual
                      end;
                    end;
                  end;

end;

Para padronizar e evitar maiores problemas futuros, minha sugestão seria o ACBrBoleto forçar nós desenvolvedores a enviar um formato específico no campo "ValorMoraJuros" (podendo ser em %/mês ou em R$ ao dia por exemplo). E o campo CodigoMora seria preenchido de acordo a necessidade (e disponibilidade de cada banco).  Um exemplo seria remover este campo e criar um novo que deixe explicito o formato exigido: "PercentualJurosAoMes" (Nos tratamentos seria fácil transformar em R$/dia, %/dia, ou R$/mês) , e tornaria obrigatório o preenchimento do CodigoMora (mesmo se em algumas remessas não utilizar, o ACBr usaria).
Assim o ACBrBoleto poderia, em cada unit de cada banco, fazer os tratamentos necessários (Na impressão e na geração das remessas).
(Não sei se estão entendo o que quero dizer)

Sicoob_Layouts_para_troca_de_informacões_Fev_2017.xls

Editado por Gr@c@
  • 2 semanas depois ...
  • 2 meses depois ...
  • 3 meses depois ...
  • Administradores
Postado

Boa tarde.

Seus fontes estão atualizados?? Observem que em dezembro/2017 o Junior informou que deveriam ser atualizados os fontes com as correções.

Em 14/12/2017 at 17:52, José M. S. Junior disse:

Favor atualizar os fontes para teste...

Att.

Consultora ACBr Pro

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• 1 mês depois ...
Postado

Boa tarde, o erro persiste para o cnab400, pois o manual prevê a taxa mensal e o valormorajuros é passado com o valor da multa diária para poder enviar na mensagem de juros diário: fiz as seguintes  alterações
no acbrboleto adicionei o seguinte tratamento na geração da mensagem para converter o valor mora para juros diário

ValorMoraJurosDiario := ValorMoraJuros;
          //se for codigo 2 ou B entao mantem a taxa informada pois ja estara definida em % ao mes
          if (CodigoMora = '2') or (CodigoMora = 'B') then
            ValorMoraJurosDiario := ValorMoraJuros
          else //o converte o valor_mora  para valor diario de acordo com o tipo de juros
            case CodigoMoraJuros of
             cjValorDia:
              ValorMoraJurosDiario := ValorMoraJuros;
             cjTaxaMensal:
              ValorMoraJurosDiario := RoundTo((ValorDocumento * ValorMoraJuros / 100) / 30, -2);
             cjValorMensal:
              ValorMoraJurosDiario := RoundTo( ValorMoraJuros / 30 , -2);
             cjTaxaDiaria:
              ValorMoraJurosDiario := RoundTo( ValorDocumento * ValorMoraJuros / 100, -2);
            end;

if DataMoraJuros <> 0 then
            AStringList.Add(ACBrStr('Cobrar juros de '                        +
                            ifthen(((CodigoMora = '2') or (CodigoMora = 'B')), FloatToStr(ValorMoraJurosDiario) + '% ao mês',
                                   FormatCurr('R$ #,##0.00 por dia',ValorMoraJurosDiario))         +
                             ' de atraso para pagamento a partir de ' +
                             FormatDateTime('dd/mm/yyyy',ifthen(Vencimento = DataMoraJuros,
                                                                IncDay(DataMoraJuros,1),DataMoraJuros))))
         else
            AStringList.Add(ACBrStr('Cobrar juros de '                +
                                    ifthen(((CodigoMora = '2') or (CodigoMora = 'B')), FloatToStr(ValorMoraJurosDiario) + '% ao mês',
                                           FormatCurr('R$ #,##0.00 por dia',ValorMoraJurosDiario))         +
                             ' de atraso'));

e no ACBrBancoBancoob adicionei o mesmo tratamento para converter o valormorajuros para taxa mensal :

//o converte o valor_mora  para taxa mensal de acordo com o tipo de juros
      TaxaMensalMoraJuros := 0;
      case CodigoMoraJuros of
       cjValorDia:
        TaxaMensalMoraJuros := RoundTo( 100 * 30 * ValorMoraJuros  / ValorDocumento, -4);
       cjTaxaMensal:
        TaxaMensalMoraJuros := ValorMoraJuros;
       cjIsento:
        TaxaMensalMoraJuros := 0;
       cjValorMensal:
        TaxaMensalMoraJuros := RoundTo( 100 * ValorMoraJuros  / ValorDocumento, -4);
       cjTaxaDiaria:
        TaxaMensalMoraJuros := 30 * ValorMoraJuros;
      end;

Seguem arquivos para analise!

ACBrBancoBancoob.pas

ACBrBoleto.pas

Postado

Boa tarde a todos,

Como no CNAB 400 é apenas taxa mensal e a procedure GerarRegistroTransacao400 nem faz uso da "CodigoMora", torna-se desnecessário toda essa implementação, bastando apenas para resolver essa questão remover essa multiplicação por 30 na procedure GerarRegistroTransacao400, ficando assim:

IntToStrZero( Round( (ValorMoraJuros) *10000 ), 6)      +  // Taxa de mora mês

Inclusive já tem um tópico sendo avaliado com essa sugestão para os moderadores subirem

Vamos aguardar a avaliação deles, por hora no meu código.

Tudo indica que assim que tiverem tempo, irão acatar a sugestão

• Curtir 1
  • 3 semanas depois ...
Postado

Boa tarde.

No caso do CNAB 400 o correto não é obrigatoriamente aparecer o % de juros no campo (Taxa Mora Mês - Pos 161 a 166)?

Da maneira proposta ele está apenas multiplicando o valor do juros mora diário, não?

Exemplo: Boleto de 21,50 com 0,2% de juros ao dia (0,043 centavos por dia)

O que ele deveria mostrar no campo: 060000  (6% ao mês - 0,2 ao dia * 30 dias * 10000)

O que ele mostra assim: 000430 (0,043 centavos ao dia * 10000)

Está correto meu raciocínio?

Obrigado.

Postado

Bom dia.

Vi o tópico e me surgiu uma dúvida: sempre informei, para todos os bancos, o valor (em reais) por dia no Campo ValorMoraJuros. 

Agora devo informar o %?

E isso para todos os bancos ou apenas para o SICOOB CNAB 400?

Obrigado.

• Moderadores
Postado

Boa tarde, para a maioria dos bancos segue o padrão do manual, podendo ser em % ou R$ baseado no parâmetro passado ("CodigoMora"). No caso SICOOB CNAB400, seguindo o manual deve ser sempre % Mensal.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Postado

Bom dia.

Mesmo quando eu passo o % mensal, a mensagem no boleto fica errada, embora na remessa o valor fique correto.

2018-09-19_11h22_13.png.139e0caf0f358c223ae76fe6d365864e.png

No meu sistema informo 0,2% de juros ao dia e no momento que passo o valor para ValorMoraJuros (no caso do Sicoob 400), multiplico ele por 30 para chegar ao valor no mês (6%).  

Existe alguma outra configuração que devo fazer?

Obrigado.

• Administradores
Postado

Bom dia.

Como você está informando a propriedade CodigoMora? No seu caso o correto seria informa "2".

Att.

• Obrigado 1
Consultora ACBr Pro

Juliana Tamizou

Postado

Olá pessoal, bom dia.

Estou com o mesmo problema de vocês. Banco Sicoob CNAB400.

Estou com os fontes do AcBr atualizados.

Adaptei no meu projeto da seguinte forma:
Ao gerar o boleto eu converto o %/mês em R$/dia

ValorMoraJuros    := RetornaValorJurosMoraDiario(ValorDoc, PercentualMes);

Ao gerar a remessa eu passo o percentual direto, após me certificar de que seja o banco Sicoon CNAB400.

// Para o Siboob CNAB400 informa neste campo o percentual mensal dos juros.
if (boletos.Banco.TipoCobranca = cobBancoob) and (vLayout = 400) then  
  ValorMoraJuros  := PercentualMes
else
  ValorMoraJuros    := RetornaValorJurosMoraDiario(ValorDoc, PercentualMes);

Visualmente falando, ficou tudo certo. No boleto saiu o R$/dia e na remessa saiu o %/mês.

Exemplo:

ValorDoc = R$1000

%/Mes = 2,00 (este saiu na remessa)

R$/dia = 0,67 (este saiu no boleto)

Queria saber com vocês se isso pode dar algum problema, quanto a validação do banco?

Obrigado desde já.

• Obrigado 1
  • Administradores
Postado

Boa tarde.

Não acredito você tenha qualquer problema.

Att.

• Curtir 1
Consultora ACBr Pro

Juliana Tamizou

Postado
2 horas atrás, Juliana Tamizou disse:

Bom dia.

Como você está informando a propriedade CodigoMora? No seu caso o correto seria informa "2".

Att.

Boa tarde.

Passei fixo 2 para o CodigoMora no caso do Sicoob400 e funcionou corretamente.

Obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
  • Este tópico foi criado há 2505 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...