Everton M Gava Postado Há 21 horas Postado Há 21 horas Em 11/06/2025 at 13:41, marcoprodata disse: Os códigos de situação tributária que existem hj, serão extintos juntos com os impostos atuais, então tudo relacionado a ICMS, ISS, PIS e COFINS será extinto. Os novos impostos mudaram praticamente tudo, a forma de apurar, a base tributária, então, não tem como relacionar nada dos impostos atuais com os novos. O NCM é um código comum para o mercosul, que na teoria não era pra ter nada a ver com a apuração de impostos, apenas identificação, então para o IBS e o CBS ele não tem nenhuma relação, já para o IS ele servirá para definir quais produtos são passíveis de incidência. O NCM tem relação sim com os cClassTrib. Conforme o colega comentou acima: "Nos anexos da LC 214/2025 é possível verificar os NCMs que sofrem redução de alíquota e relacionar com o cClassTrib " Determinados NCM , como os dos produtos da cesta básica por exemplo, usarão o cClassTrib 200003 por exemplo. Alguém tem alguma noção de preenchimento do XML em operações não onerosas? Por exemplo uma transferência de um produto que seria tributado integralmente ( cClassTrib 000001) em uma operação onerosa. Qual cClassTrib eu informaria? Estou entendendo que o CST do IBS CBS seria obrigatório, no entanto, o cClassTrib não seria obrigatório. Não encontrei nenhuma regra de rejeição caso não informar o cClassTrib, apenas se não informar o CST
Moderadores André Ferreira de Moraes Postado Há 12 horas Moderadores Postado Há 12 horas 8 horas atrás, Everton M Gava disse: Alguém tem alguma noção de preenchimento do XML em operações não onerosas? Por exemplo uma transferência de um produto que seria tributado integralmente ( cClassTrib 000001) em uma operação onerosa. Qual cClassTrib eu informaria? Estou entendendo que o CST do IBS CBS seria obrigatório, no entanto, o cClassTrib não seria obrigatório. Não encontrei nenhuma regra de rejeição caso não informar o cClassTrib, apenas se não informar o CST Existem cClassTrib para essas situações, por exemplo, para doação deve ser usado o "410003 - Doações sem contraprestação em benefício do doador". Se for uma transferência entre filiais - "410002 - Transferências entre estabelecimentos pertencentes ao mesmo contribuinte". André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br www.tefip.com.br | www.xpos.com.br
Membros Pro marcoprodata Postado Há 12 horas Membros Pro Postado Há 12 horas 8 horas atrás, Everton M Gava disse: O NCM tem relação sim com os cClassTrib. Conforme o colega comentou acima: "Nos anexos da LC 214/2025 é possível verificar os NCMs que sofrem redução de alíquota e relacionar com o cClassTrib " Determinados NCM , como os dos produtos da cesta básica por exemplo, usarão o cClassTrib 200003 por exemplo. Alguém tem alguma noção de preenchimento do XML em operações não onerosas? Por exemplo uma transferência de um produto que seria tributado integralmente ( cClassTrib 000001) em uma operação onerosa. Qual cClassTrib eu informaria? Estou entendendo que o CST do IBS CBS seria obrigatório, no entanto, o cClassTrib não seria obrigatório. Não encontrei nenhuma regra de rejeição caso não informar o cClassTrib, apenas se não informar o CST Sobre os NCMs tem que tomar cuidado, porque o mesmo NCM pode ter produtos de cesta básica e produtos que não são de cesta básica. Ex: NCM 1905.90.90, que entra o pão frances que é cesta basica e os pão de forma premium que não são de cesta básica NCM 0401.10.10, que entra o leite de saquinho que é cesta básica e o leite aditivado com vitaminas premium NCM 2106.90.90, onde entra mistura pra preparo de mingau e shake pra emagrecimento Então o ideal é não amarrar regras do IBS, CBS e IS ao NCM. 1
programadorbq Postado Há 9 horas Postado Há 9 horas Olá a todos. Outra alteração importante a se fazer no Software é que, para se adequar a Reforma Tributária , a partir de 3 de novembro de 2025 a NFC-e (modelo 65) não poderá mais ser emitida para destinatários com CNPJ. 1
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Há 9 horas Moderadores Postado Há 9 horas 29 minutos atrás, programadorbq disse: Olá a todos. Outra alteração importante a se fazer no Software é que, para se adequar a Reforma Tributária , a partir de 3 de novembro de 2025 a NFC-e (modelo 65) não poderá mais ser emitida para destinatários com CNPJ. Sim. mas isso se tu não bloquear no seu sistema o cliente vai receber a rejeição e não vai emitir. Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
programadorbq Postado Há 8 horas Postado Há 8 horas 17 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse: Sim. mas isso se tu não bloquear no seu sistema o cliente vai receber a rejeição e não vai emitir. Certo. E me parece que a receita vai criar um "DANFE Simplificado para varejo" para a NF-e (modelo 55) aonde você poderá informar o CNPJ sem o endereço, somente com o código do município. Então se o software não pode deixar de emitir a DF-e no caixa ou check-out o interessante seria emitir a NF-e nesse novo modelo.
Membros Pro CONCEPT AUTOMACAO Postado Há 7 horas Membros Pro Postado Há 7 horas 4 horas atrás, marcoprodata disse: Sobre os NCMs tem que tomar cuidado, porque o mesmo NCM pode ter produtos de cesta básica e produtos que não são de cesta básica. Ex: NCM 1905.90.90, que entra o pão frances que é cesta basica e os pão de forma premium que não são de cesta básica NCM 0401.10.10, que entra o leite de saquinho que é cesta básica e o leite aditivado com vitaminas premium NCM 2106.90.90, onde entra mistura pra preparo de mingau e shake pra emagrecimento Então o ideal é não amarrar regras do IBS, CBS e IS ao NCM. Meu modelo hoje linka o produto ao grupo de tributação pela chave composta NCM + CampoDiferenciador + CodEmpresa. Estou pensando numa forma de manter o mesmo raciocinio. Grupo 1 CBS/IBS = NCM 12345678 + ' ' + 1 Grupo 2 CBS/IBS = NCM 12345678 + 'AAA' + 1 Grupo 3 CBS/IBS = NCM 12345678 + 'AAB' + 1 Grupo 4 CBS/IBS = NCM 12345678 + 'AAC' + 1
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora